Lu(gu)minosas

lumina2

As questões da sustentabilidade constituem uma preocupação muito atual, a par com a saúde e o bem-estar das populações. Na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril não somos indiferentes a estas questões, que procuramos integrar nos projetos propostos aos alunos. 

O resultado de um desses projetos, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias, em parceria com a Imppacto – Catering e Eventos é o churro que apresentámos no festival Lumina Cascais (21-23 setembro). Este foi pensado tendo como essência as leguminosas, com uma base de cacau e alfarroba e toppings feitos de fruta, grão e feijão.

As leguminosas são alimentos muito ricos do ponto de vista nutricional, constituindo uma excelente fonte de proteína, hidratos de carbono de baixo índice glicémico e fibra, contribuindo assim para a saciedade e ainda para o controlo e prevenção de doenças crónicas. Existe uma enorme variedade de espécies, todas muito ricas em sabor, cor e aroma, podendo ser usadas numa grande variedade de pratos que fazem parte da gastronomia portuguesa. Apesar de serem um alimento tão rico e que tanto contribui para a sustentabilidade, o seu consumo tem vindo a diminuir, em particular junto dos mais jovens.

Neste caso, procurámos reinventar um alimento comummente usado em ambientes de festa, aplicando as leguminosas e métodos de confeção alternativos de forma a torná-lo mais equilibrado. O tipo de alimento escolhido, assim como a adição de riboflavina que permite que o churro fluoresça à noite, no escuro, na presença de luz negra, tem como objetivo captar um público mais jovem, tornando mais apelativo e divertido o consumo de leguminosas.