Noite Europeia do Investigador

A ESHTE na Noite Europeia do Investigador

 

A ESHTE faz parte do projeto Europeu SCICITY – Science in the City ("Ciência na Cidade") que tem como enfoque a "Preservação do Património Cultural", sendo o seu objetivo envolver os diferentes públicos, nomeadamente os mais jovens, a propósito da relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades nas próximas décadas – pelo que tem em conta as alterações globais e a preservação do património cultural.

A entidade promotora deste projeto é a Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, sendo que a parceria com a ESHTE surge na sequência de alguns projetos relacionados com o Mestrado em Inovação em Artes Culinárias (MIAC). 

Uma das formas de participação da ESHTE é a presença na Noite Europeia do Investigador (https://noitedosinvestigadores.org/), que este ano decorreu a 28 de Setembro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Sendo um encontro aberto ao público, contando normalmente com cerca de 5000 participantes, revela-se muito proveitosa a presença e a disseminação de trabalho científico desenvolvido no seio académico e que aí é apresentado aos pares e público diverso em geral.

 Foi neste contexto que a ESHTE escolheu apresentar dois espaços para a divulgação de trabalhos vários. Assim, num deles destacaram-se as publicações e projetos de docentes de áreas diversas de estudos. Num outro espaço apresentou-se um dos produtos desenvolvidos no âmbito do MIAC: o (Lu)guminosas. O sucesso que vinha já da presença no festival LUMINA Cascais, realizado também em Setembro pelos mestrandos que o conceberam, David Rocha e Rafael Santos, foi aqui comprovado pela grande afluência de visitantes interessados neste churro luminoso que pretende ser uma alternativa mais saudável para quem experiencia a cidade à noite, sempre numa perspectiva de sustentabilidade e de inovação científica, respeitando o património cultural gastronómico.

 

Cláudia Viegas

aconteceu-claudiaviegas-imagem