Turismo e Comunicação

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Grau conjunto ESHTE + IGOT 

Coordenação do curso

Professora Cândida Cadavez – Coordenação geral | ESHTE: candida.cadavez@eshte.pt 

Professor Eduardo Brito-Henriques – Cocoordenação | IGOT: eduardo@edu.ulisboa.pt    

 

Esclarecimento Despacho conjunto ESHTE-IGOT

  

Curso estabelecido pelo Despacho n.º 3650/2013 | Ciclo de estudos alterado pelo Despacho n.º 9567/2020 | Regulamento n.º 480/2021 (actualmente em vigor)

Acreditação: O curso de mestrado em Turismo e Comunicação foi acreditado, em 2020, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 3 (três) anos. N.º do Processo: ACEF/1718/0901997 

Registo inicial da DGES: R/A-Cr 120/2010 de 25-08-2010

Registo da última alteração: R/A-Cr 120/2010/AL01 de 12-08-2020

 

OBJETIVO CENTRAL DO CURSO

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso de 2.º Ciclo único no país, focado nos vários aspetos da comunicação em turismo. Fruto de uma parceria entre a ESHTE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), oferece uma formação multidisciplinar que tem em vista desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do turismo enquanto setor de atividades relacionadas com as viagens e a visitação, compreender criticamente as suas relações com os territórios, as sociedades, as culturas e várias formas de discurso, e ao mesmo tempo explorar e aperfeiçoar as habilidades de comunicação relacionadas com produtos turísticos e destinos. 

 

PÚBLICO-ALVO

O Mestrado em Turismo e Comunicação destina-se principalmente a licenciados e profissionais de turismo, jornalismo, ciências sociais, humanidades e estudos culturais, e geografia. 

 

COMPETÊNCIAS A PROMOVER

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os/as estudantes estejam habilitados/as a discutir criticamente os discursos turísticos e que saibam delinear e implementar formas eficazes de comunicar sobre destinos e produtos em concordância com os valores do turismo sustentável. Para tal, os/as estudantes serão especialmente estimulados a: 

  • Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema; 
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura; 
  • Identificar recursos turísticos; 
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas; 
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas; 
  • Aplicar as teorias do marketing turístico; 
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo; 
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico; 
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios. 

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação em cada uma das unidades curriculares da parte escolar do curso tem um caráter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos (individuais ou em grupo), exposições orais e/ou outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo. 

O resultado da avaliação em cada unidade curricular será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores. A aprovação em cada unidade curricular depende da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

 

FICHAS UNIDADES CURRICULARES

 

 

Ano letivo 2025/2026

 

CANDIDATURAS 

 

Abertura das candidaturas à matrícula e inscrição no ano lectivo 2025/2026 - EDITAL

 

  • 1.ª fase de candidaturas | até 2 de maio de 2025 - AQUI

 

 


 

Os resultados das candidaturas serão publicados de acordo com os prazos estabelecidos nos respetivos editais, no site da ESHTE, no separador dedicado ao curso ao qual se está a candidatar.

 

Horário de atendimento telefónico - 2.ª a 6.ª feira - 9h00-12h30 | 14h00-17h30 - Telefone | 210 040 729 / 00 | E-mail | info@eshte.pt