Turismo e Comunicação

barra-artigo-topo--site-eshte-27

Grau conjunto ESHTE + IGOT 

Coordenação do curso

Professora Cristina Palma Conceição – Coordenação geral | ESHTE: cristina.conceicao@eshte.pt 

Professor Eduardo Brito-Henriques – Cocoordenação | IGOT: eduardo@edu.ulisboa.pt    

 

  

Curso estabelecido pelo Despacho n.º 3650/2013 | Ciclo de estudos alterado pelo Despacho n.º 9567/2020 | Regulamento n.º 480/2021 (actualmente em vigor)

Acreditação: O curso de mestrado em Turismo e Comunicação foi acreditado, em 2020, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 3 (três) anos. N.º do Processo: ACEF/1718/0901997 

Registo inicial da DGES: R/A-Cr 120/2010 de 25-08-2010

Registo da última alteração: R/A-Cr 120/2010/AL01 de 12-08-2020

 

OBJETIVO CENTRAL DO CURSO

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso de 2.º Ciclo único no país, focado nos vários aspetos da comunicação em turismo. Fruto de uma parceria entre a ESHTE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), oferece uma formação multidisciplinar que tem em vista desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do turismo enquanto setor de atividades relacionadas com as viagens e a visitação, compreender criticamente as suas relações com os territórios, as sociedades, as culturas e várias formas de discurso, e ao mesmo tempo explorar e aperfeiçoar as habilidades de comunicação relacionadas com produtos turísticos e destinos. 

 

PÚBLICO-ALVO

O Mestrado em Turismo e Comunicação destina-se principalmente a licenciados e profissionais de turismo, jornalismo, ciências sociais, humanidades e estudos culturais, e geografia. 

 

COMPETÊNCIAS A PROMOVER

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os/as estudantes estejam habilitados/as a discutir criticamente os discursos turísticos e que saibam delinear e implementar formas eficazes de comunicar sobre destinos e produtos em concordância com os valores do turismo sustentável. Para tal, os/as estudantes serão especialmente estimulados a: 

  • Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema; 
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura; 
  • Identificar recursos turísticos; 
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas; 
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas; 
  • Aplicar as teorias do marketing turístico; 
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo; 
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico; 
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios. 

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação em cada uma das unidades curriculares da parte escolar do curso tem um caráter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos (individuais ou em grupo), exposições orais e/ou outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo. 

O resultado da avaliação em cada unidade curricular será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores. A aprovação em cada unidade curricular depende da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

 

Calendário Escolar 2023/2024

 

Horário 1º e 2º ano

 

 

FICHAS DE UNIDADES CURRICULARES DO CURSO

 

Ano letivo 2024/25

CANDIDATURAS | CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

 

  • 1.ª fase de candidaturas | de 4 de março a 17 de maio de 2024 - EDITAL

 

 

 


 

Os resultados das candidaturas serão publicados de acordo com os prazos estabelecidos nos respetivos editais, no site da ESHTE, no separador dedicado ao curso ao qual se está a candidatar.

 

Horário de atendimento telefónico - 2.ª a 6.ª feira - 9h00-12h30 | 14h00-17h30 - Telefone | 210 040 729 / 00 | E-mail | info@eshte.pt

 

Formalização de Candidaturas: candidaturas, condições de admissão e pagamentos 

 

Para efetuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line, o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas. É necessário aceder ao Guia do Candidato e seguir exatamente os exemplos disponibilizados (os documentos só podem ter até 1MB).

 

Emolumento de candidatura | 75€

O emolumento de candidatura só será devolvido caso o curso não abra. Para este efeito o candidato deverá guardar o respetivo recibo.  Só serão consideradas válidas as candidaturas cujo pagamento tenha sido efetuado dentro do prazo estabelecido.   

Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário de candidatura online, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.

 

Documentação:

i) Currículo escolar, científico e/ou profissional, com cópia dos documentos a que faz referência;

ii) Documentos comprovativos da posse do grau de licenciado ou de grau académico equivalente com discriminação das unidades curriculares efetuadas*. Caso algum dos graus académicos tenha sido obtido numa Instituição de Ensino Superior extracomunitária os documentos anteriormente indicados deverão estar legalmente reconhecidos pelo Consulado de Portugal desse país ou pela Apostila de Haia.

iii) Carta de motivação redigida em língua portuguesa (máximo de 3000 caracteres);

iv) Certificado do nível de língua inglesa, equivalente ou superior a B2 do QECR ou teste de colocação de nível equivalente ou superior a C1 (apenas aplicável aos candidatos cuja língua materna não é o inglês); em alternativa, requerimento a solicitar realização de prova de aferição de nível de língua inglesa (a realizar a seguir ao fecho das candidaturas, em data a indicar);

v) Declaração, sob compromisso de honra, de domínio do idioma português a um nível que capacite para a frequência das aulas lecionadas nesta língua (apenas aplicável aos candidatos cuja língua materna não é o português);

vi) Fotocópia simples do Documento de Identificação e Fotografia;

vii) Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa, nem está abrangido por nenhuma das condições enunciadas no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, que regula o estatuto do estudante internacional (apenas aplicável aos candidatos a vagas de estudante internacional);

viii) Outros elementos considerados relevantes pelos candidatos para efeitos de apreciação da candidatura.

 

São aceites candidaturas de estudantes que se encontrem em fase de conclusão de Licenciatura num estabelecimento de ensino superior português. Para tal, e em substituição do documento comprovativo do grau académico referido no ponto ii) do número anterior, o candidato deverá submeter certificado das unidades curriculares realizadas até ao momento da candidatura acompanhado do cálculo da média das classificações obtidas (a não inclusão desta informação será motivo de exclusão). Em caso de admissão no curso, a mesma fica condicionada à apresentação de documento comprovativo da obtenção do grau académico, obrigatoriamente até 16 de setembro de 2024. Caso este não seja apresentado até ao termo do prazo fixado, considera-se extinto o direito à matrícula e inscrição no curso.

 

Regras de Pagamento das Propinas do Mestrado em Turismo e Comunicação para o ano letivo 23-24

 

 

AVALIAÇÃO