Opinião Vítor Ambrósio

vitor-ambrosio

Curso de Informação Turística

 

Privilegiando o contacto humano, a atividade turística traduz-se numa forte relação comunicativa entre o viajante e vários intervenientes. Foi nesta perspetiva que nasceu, na ESHTE, o curso de Informação Turística – com as variantes de Guia Intérpretes Nacionais (GIN) e Promotores Turísticos Nacionais (PTN).

 

Independentemente do desenvolvimento das novas tecnologias, o contacto humano continua a ser aquele que a grande maioria dos visitantes privilegia, aquando da visita de um novo destino. Neste cruzamento de culturas, os Profissionais de Turismo engrandecem como seres humanos, conseguindo transmitir um espírito mais ecuménico de que a Humanidade, em geral, poderá beneficiar.

 

Nesta interação, os PTN para além de desenvolverem a componente de relacionamento humano, ao estabelecerem contactos com potenciais clientes e conquistá-los enquanto tal, têm de conseguir, também, valorizar e promover produto turísticos nacionais. Os GIN têm de saber transmitir, tanto pela atitude, como pelo discurso, uma imagem de segurança e de eficácia, encantando e conquistando a confiança dos que lidera, sendo o objetivo alcançado, quando no regresso a casa, os por si conduzidos, promovem o país, junto de amigos e familiares.

 

Em suma, estas são Profissões para pessoas que gostam de estar com outras pessoas e que sentem orgulho no seu país, transmitindo com qualidade e com brio, as belezas de Portugal.