A ESHTE na 2.ª E-Food

aconteceu-efood-pic2

 

 

Decorreu nos dias 28, 29 e 30 novembro de 2019 a 2.ª Conferência Internacional de Food Design e Food Studies, Experiencing Food: Designing Sustainable and Social Practices da qual a ESHTE foi co-organizadora pela segunda vez. Este encontro internacional de investigadores nas áreas de food design e food studies que englobam áreas tão distintas como o Design, as Artes Culinárias, a Gastronomia, a Ciência Alimentar, ou o Turismo Gastronómico, entre outras, contou ainda com a presença de diversos oradores nacionais e internacionais que enriqueceram o programa ao abordar questões ligadas ao atual sistema alimentar sob as temáticas da sustentabilidade e das práticas sociais. Marije Vogelzang, por exemplo, eating designer entrevistada por Alexandra Prado Coelho para o jornal Público (Ípsilon), questionou a audiência sobre a forma como comemos – o seu trabalho “passa precisamente por usar a comida para nos fazer questionar as relações humanas, os modelos sociais, as nossas expectativas, os nossos preconceitos”, refere Alexandra Prado Coelho. Já Carolien Niebling apresentou-nos o seu trabalho “The Saussage of the Future” onde a designer cria uma ponte entre a ciência e o alimento e tem o design como meio para o resultado final do qual resultou um livro publicado pela Lars Müller Publishers e que tem percorrido o mundo em diversas exposições sobre a alimentação, como por exemplo a mais recente em Londres no Victoria Albert Museum – Food. Bigger than the Plate. Foi possível ainda assistir à apresentação de Sonia Massari, que colabora com a conferência desde a primeira edição (2017), sobre a sustentabilidade do atual sistema alimentar e o papel que os designers podem desempenhar em colaboração com equipas transdisciplinares. Já Artur Gregório, membro da Associação In Loco no Algarve, fez uma apresentação sobre a Dieta Mediterrânica e o trabalho que a associação tem desenvolvido no sul do país e que foi complementada com uma apresentação pelo Chef Abílio Guerreiro da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve “Care & Mellows – Sustainable Mediterrean Marshmallows”.

 

A ESHTE é parceira neste projeto por via do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias, onde os alunos em todas as edições desde 2016 têm abordado diversas questões no que diz respeito aos problemas do sistema alimentar por via da inovação alimentar e das artes culinárias, veja-se por exemplo a última edição (2018/2019) cuja temática foi “Do Prado ao Prato” e que resultou, para além de projetos inovadores na área da alimentação, numa experiência gastronómica que já foi replicada quatro vezes e que encerrou a conferência no Teatro Thalia em Lisboa. Esta edição contou também com a presença de diversos docentes da ESHTE quer na organização como foi o caso dos membros da comissão executiva do MIAC (Maria José Pires e Ricardo Bonacho), como na comissão científica com a colaboração das docentes Ana Isabel Inácio, Cândida Cadavez, Cláudia Viegas e Manuela Guerra. Participaram ainda na conferência diversos projetos de investigação com ligação direta à ESHTE, Gastronomic Potential and Pairings of New Emulsions of Vegetable Origin (Ana Teresa Silva, mestre pelo MIAC; Cátia Morgado, Nélson Félix, Carlos Brandão e Manuela Guerra); From Asia to Portugal – Fermentation, Probiotics and Waste Management in Restaurants (Fábio Abreu, mestre pelo MIAC; Maria José Pires e Nelson Félix); The Experience of the Natural World in a Moment of Fine Dining – Interwoven approaches to sustainability (Ricardo Bonacho, André Gerardo e Maria José Pires).

 

A conferência encerrou no dia 30 com um jantar memorável no Teatro Thalia – “Momentum: da Floresta ao Prato, uma experiência sensorial” – com um menu criado especificamente para a comemoração do 10.º Aniversário do movimento Associação Plantar uma Árvore que decorreu em Sintra no dia 15 de Junho de 2019. Este jantar foi replicado pela quarta vez, depois de ter passado pelo Festival da Comida Esquecida no Algarve em Novembro, tendo-se inspirado e alinhado com os princípios da associação: a recuperação da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas. Um menu que refletiu o ciclo de produção de respeito das identidades dos territórios, da proximidade dos produtos à origem e o modo como estes são tratados nas cozinhas, como refere a própria associação. O jantar contou com a presença institucional de todas as entidades envolvidas ESHTE, FAUL e ICAAM, bem como agentes e críticos gastronómicos, como Fortunado da Câmara, Paulo Amado ou Alexandra Prado Coelho. Tanto a conferência como o jantar não teriam sido possíveis sem o apoio institucional da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, bem como de todos os apoios como o FoodLab Cascais e a empresa de catering Imppacto, Catering & Eventos.

 

Da conferência irá resultar ainda o livro Experiencing Food, Designing Sustainable and Social Practices. Proceedings of the 2nd International Conference on Food Design and Food Studies (EFOOD 2019). November 29-30, 2019, Lisbon, Portugal. Londres: Taylor & Francis – CRC Press, no prelo e o catálogo da exposição que decorreu durante a conferência. Está já igualmente definido o tema da edição de 2021 que contará com novidades no que diz respeito à organização e à localização: Experiencing Food: Designing the Future of Food será a próxima conferência de Food Design e Food Studies.

 

Ricardo Bonacho

Docente da Área Científica de Técnicas e Tecnologias de Aplicação

 

Maria José Pires

Docente da Área Científica de Línguas Estrangeiras