Mestrado em Turismo - Segurança e Gestão de Risco em Eventos - Aula aberta – 19 janeiro 2019 (14h00 - 16h00)

Aula aberta de características práticas com a intervenção de convidados, representando três agentes de proteção civil que, usualmente, participam nos processos de organização e gestão de eventos, em áreas que se completam entre si.

A apresentação do Dr. Henrique Pires centrar-se-á na evidenciação da participação dos meios de emergência médica, coordenados pelo INEM na organização de eventos, com relevância para os de grande dimensão. Serão abordados temas relacionados com a preparação e planeamento dos dispositivos de emergência médica nas suas diversas vertentes, nomeadamente na sua estrutura interna, meios acionados, relacionamento com as unidades de saúde de apoio e articulação com as restantes entidades que colaboram na segurança e gestão de eventos.

O Comandante Carlos Manuel Carvalho, enquanto responsável pelo Corpo de Bombeiros de Algés, salientará a sua experiência dentro do sistema de proteção e socorro relativo à organização dos vários eventos que decorrem, sobretudo, no Passeio Marítimo de Algés, onde incluem os Festivais NOS Alive. Apresentará também os passos relativos ao planeamento dos respetivos dispositivos, aludindo às principais ações operacionais que decorrem da sua intervenção e, igualmente ao interventor do INEM, as relações de articulação com as restantes entidades participantes nos eventos, nomeadamente com a Câmara Municipal de Oeiras.

A intervenção do Subintendente Pedro Pinho da PSP centra-se numa vertente security, onde se realçam as ações preparatórias, de acompanhamento e gestão de multidões em espetáculos desportivos de futebol.  A garantia da segurança e ordem pública é uma das principais matrizes dos dispositivos alocados para esses eventos, havendo sempre uma avaliação prévia dos inerentes graus de perigosidade e de risco associados a esses eventos, em função dos públicos e das equipas em competição.

 

(Manuel João Morais Ribeiro)

 

02.01.2019

aula-aberta-mestrado-em-turismo