IT & Visita de Artes Decorativas ao MNAA

No âmbito da unidade curricular (UC) de História das Artes Decorativas, do curso de Informação Turística, têm sido realizadas nos últimos anos visitas a acervos com relação direta aos conteúdos programáticos da UC. O contato com núcleos expositivos tão ricos como os que integram a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, o Museu Nacional do Azulejo ou o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), é de particular importância para o conhecimento das peças expostas e para uma melhor compreensão da evolução das gramáticas decorativas, patentes em variadas expressões artísticas, passando pela ourivesaria, a cerâmica, o mobiliário ou o trabalho do fio, para designar alguns dos exemplos das Artes Decorativas Portuguesas.   

A docente da UC e a Diretora da licenciatura agradecem o excelente acolhimento no MNAA, no passado dia 9 de maio, tendo sido dada a oportunidade de observar in loco o resultado dos trabalhos de restauro do Presépio dos Marqueses de Belas, para o qual a comunidade ESHTE também contribuiu. Assim, agradece-se o acompanhamento da Dra. Adelaide Lopes (Serviços Educativos) e a informação especializada fornecida pela Dra. Conceição Ribeiro (Conservadora-Restauradora).

Aproveita-se ainda para apelar a todos a participarem na campanha em curso de recolha de fundos para o restauro em curso da Capela das Albertas / MNAA – porque de facto, todos podemos ser mecenas!

 

 

Margarida Soares

Docente da UC de História das Artes Decorativas 

Cristina Carvalho

Diretora da licenciatura em Informação Turística

 

13.05.2019

foto-it-14-05-2019-7730