Filme ESHTE 25 Anos

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Estabelecimento Público de Ensino Superior Politécnico, tutelado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, completa 25 anos de existência no ano em curso. Criada através do Decreto-Lei n.º 374/91, de 8 de Outubro, a ESHTE representou a realização de uma antiga aspiração do setor do turismo, e constituiu o início de uma etapa decisiva na oferta de condições adequadas aos interessados em assumir responsabilidades profissionais, de nível superior, no turismo e na hotelaria, graças à formação científica, teórica e prática, que tem proporcionado.


Com a comemoração da presente efeméride, a ESHTE pretende sobretudo dar ênfase a um posicionamento que se traduz na máxima de evidenciar muito “orgulho no seu passado”, adicionando a “confiança no futuro”. No fundo, a evocação do histórico associado à Escola, devidamente complementada com uma perspetiva de “não parar no tempo”, constituem o binómio básico para a concretização do presente programa de celebrações.

 

Importa reconhecer que a ESHTE conseguiu uma reputação de eficiência e qualidade adequada aos objetivos da sua criação e, sobretudo, compatível com as aspirações dos que a têm frequentado, a qual tem vindo a ser aumentada e consolidada com os anos. Contudo, apesar dos importantes resultados já conseguidos, a ESHTE pretende criar as condições para consolidar a sua posição no contexto nacional do ensino superior do turismo em Portugal e para caminhar irreversivelmente no sentido de se afirmar, cada vez mais, como uma referência internacional.

 

Neste sentido, o programa de iniciativas para comemorar esta efeméride tem como destinatários a comunidade escolar atual, os antigos responsáveis, colaboradores e alunos, os empresários, as associações e as entidades públicas que operam no turismo em Portugal, a comunidade local, o público académico nacional e internacional e os meios de comunicação social, englobando um leque diversificado de atividades institucionais, científicas, culturais, de animação, de cariz técnico-profissional e de solidariedade.

 

Contamos com o envolvimento da comunicação social na cobertura dos vários eventos previstos, certos de que o prestígio da ESHTE e a sua importância no domínio da formação superior no turismo assim o justifica.

 

Raúl das Roucas Filipe

Presidente da ESHTE