AFINAL O TURISMO AINDA CONTA!

foto-comunicado-site

Tem sido mensagem recorrente que o turismo está a viver uma profunda crise e que dificilmente irá recuperar a curto prazo. A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), enquanto instituição de ensino superior politécnico do turismo, compartilha destas preocupações, mas também reconhece no turismo uma capacidade notável para ultrapassar os períodos de crise e retomar os seus caminhos de desenvolvimento e de crescimento. Foi assim no passado com os efeitos da guerra do Golfo, com a epidemia da denominada pneumonia atípica, com os atentados terroristas de 2001, com a recessão económico-financeira mundial de 2008/09, entre outros acontecimentos que influenciaram negativamente o setor. Atualmente, após a pandemia do novo Coronavírus virá a crise económico-financeira, a qual terá fortes repercussões no turismo, atendendo às suas especificidades próprias, sobretudo face às restrições ao desejo de viajar, ao abaixamento do poder de compra dos consumidores e às caraterísticas da malha empresarial do setor, com forte peso de micro e pequenas empresas.

 

Perante este contexto depressivo, poder-se-ia pensar numa menor procura de estudantes nos cursos de turismo com incidência no próximo ano letivo. Contudo, a ESHTE não possui indicações nesse sentido, bem pelo contrário. Com efeito, terminou recentemente a 1.ª fase de candidaturas aos nossos cursos de Mestrado, tendo-se registado uma procura superior à observada no ano passado. Com efeito, obtiveram-se bem mais do que uma centena de candidaturas, precisamente durante um período que coincidiu com o horizonte temporal do confinamento, o que para este tipo de ciclo de estudos, deve ser considerado como amplamente positivo e ilustrativo das potencialidades que o setor continuará a ter ao nível da atratividade de novos profissionais.

 

Ninguém duvida da crise de dimensão mundial motivada pela pandemia, a qual afetou profundamente o turismo. Contudo, existe a perceção clara por parte dos estudantes que as virtualidades do turismo como atividade com futuro não foram eliminadas e que após a superação da fase regressiva, o setor continuará a usufruir da mesma atratividade. Importa potenciar esta situação e apostar claramente nas formações inovadoras e que possam preparar os futuros profissionais de amanhã para possuírem as capacitações que a retoma do setor irá reclamar.

 

Perante um contexto de alinhamento geral e de forte propagação de notícias sobre a crise no turismo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril pretende, com este comunicado, mais do que veicular o balanço dos resultados das candidaturas para o próximo ano letivo, transmitir uma mensagem positiva e de esperança no setor, o qual encontrará seguramente as condições para se voltar a reposicionar como uma atividade económica muito forte e geradora de muitos empregos.

 

Estoril, 29/05/2020