Project Camps, Apresentação de Projetos de Eventos Culturais | GLAT 3.º ano
Os estudantes do 3.º ano de Gestão do Lazer e Animação Turística (GLAT), regimes diurno e pós-laboral, tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos de eventos culturais a um painel de convidados no passado mês de dezembro de 2020. Estes projetos foram desenvolvidos no âmbito de uma metodologia transdisciplinar – o Event Management Learning Model (EMLM) – que une há alguns anos várias unidades curriculares (UC) do curso de GLAT e que tem como principal objetivo que os estudantes, organizados em equipas de trabalho, planeiem, em todas as suas dimensões, um evento cultural a implementar no 2.º semestre.
Nos project camps os diferentes grupos puderam apresentar os seus projetos em pitches de 10 minutos e, durante cerca de 15 minutos, cada grupo teve ainda a oportunidade de poder contar com o feedback e críticas de ex-estudantes do mesmo curso que já haviam passado pela mesma experiência, de outras/os docentes da ESHTE e ainda de especialistas no mercado com quem discutiram a viabilidade dos eventos que apresentaram. Este ano agradecemos a presença de representantes da DNA Cascais (Jean Baronet), da Brave Generation Academy (Tim Vieira) e da Live Experiences (Isabel Candeias, também ex-estudante de GLAT), bem como dos ex-estudantes Beatriz Cristóvão, Inês Santos, João Ganhoteiro Silva, Mariana Antunes e dos docentes Maria de Lurdes Calisto, Mário Silva, Miguel Cruz e Tiago Lopes.
Antes da realização destes project camps, e como parte integrante da metodologia EMLM, os alunos já haviam participado num idea camp de 4 horas onde puderam aprofundar a sua ideia para o evento em questão e contar com a apreciação dos seus pares. No final do semestre foi entregue um trabalho conjunto às várias UC envolvidas no 1.º semestre que consistiu no plano estruturado do evento. A aplicação de parte deste modelo de ensino-aprendizagem visa dotar os estudantes das competências técnicas e transversais necessárias à programação e gestão de eventos, a partir de uma abordagem prática, holística, aplicada a um contexto específico e com uma forte componente ativa e colaborativa por parte dos estudantes.
Com vista a reforçar a importância do trabalho dos estudantes neste curso e a articular de forma mais clara as competências que cada UC promove, este ano o leque das UC envolvidas foi alargado e contou, no 1.º semestre, com Gestão e Programação Culturais, Marketing, Organização de Eventos, Planeamento em Turismo e Eventos e, no 2.º semestre com Contabilidade e Gestão Financeira, e-Marketing e Design Digital, Gestão de Equipamentos de Lazer e de Eventos e Projeto em Eventos e Animação Turística.
Ana Gonçalves
Cláudia Lopes
Elsa Correia Gavinho
Susana Filipa Gonçalves
Victor Alves Afonso
Imagem: DNA Cascais