Tour guiding matters !

revista-mbrito

 

 

Em março de 2019, estava eu a assistir ao 6.º International Research Forum on Guided Tours (IRFGT), em Malta, quando o organizador, Glen Ferrugia, me convidou para me juntar a ele no palco. Pediu-me para desenvolver um tema sobre guias-intérpretes, do qual já não me recordo, e depois informou a audiência sobre a possibilidade de publicar uma revista on-line sobre visitas guiadas.

 

Mais tarde, durante uma visita guiada à periferia da cidade de Malta, fui abordado pelo Kevin Griffin, que eu já conhecia de outros eventos internacionais, para começarmos a desenvolver ideias sobre aquele que viria a ser o International Journal of Tour Guiding Research (IJTGR). Hoje, além de mim, o Glen Ferrugia da International Tourism School (ITS), Malta, e o Kevin Griffin da Technological University Dublin, Irlanda, são os outros dois editores desta nova publicação.

 

Naqueles dias, em Malta, tudo começava a fazer sentido para mim. Há já algum tempo que pensava na possibilidade de fundar uma publicação sobre o tema das visitas guiadas e dos guias-intérpretes. Por um lado, porque crescia o reconhecimento da importância que estes profissionais assumem no setor do turismo, como soldados da linha da frente, como mediadores entre a indústria e o turista, como tradutores da cultura de um destino. Por outro, porque este era o momento certo para que tal publicação ganhasse corpo e voz, para afirmar a relevância da interpretação do património e a diferença que ela pode imprimir numa viagem de carácter turístico.

 

A revista ora criada visa promover a investigação rigorosa sobre todos os aspetos relacionados com tour guiding e tour management. Trata-se de uma revista on-line, publicada pela Technological University Dublin, de acesso aberto e gratuito, com dupla revisão dos artigos enviados. O International Journal of Tour Guiding Research recebe todas as propostas de textos de qualidade relacionados com a atividade dos profissionais de informação turística (PIT), sejam eles artigos científicos ou de revisão, estudos de caso sobre guiding, revisões de livros, ou simplesmente anúncios de eventos e reuniões com interesse para o público-alvo. Académicos, profissionais e estudantes, todos são bem-vindos ao IJTGR.

 

No futuro, estamos empenhados em transformar a nossa revista numa referência internacional no campo do tour guiding. Para tanto, precisamos do vosso contributo na divulgação da revista e na escrita de textos para publicar.

 

O primeiro número da revista contém uma introdução, uma história dos guias-intérpretes e quatro artigos escritos para a 6.ª edição do IRFGT, em Malta, que cobrem aspetos da regulamentação, do ensino e da prática de guia.

 

Dê uma olhadela na revista. Contamos consigo!

 

 

Miguel Brito

Professor Adjunto da ESHTE |Área Científica de Artes, Humanidades e Línguas Estrangeiras