Dia Internacional do Guia-intérprete 2020
Caminhos Portugueses de Santiago: Promoção & Visitas Guiadas
Pelo 3.º ano consecutivo, a ESHTE celebrou o Dia Internacional do Guia-Intérprete, antecipando o dia oficial (21 de fevereiro) e o Ano Jacobeu 2021.
Tivemos a honra de contar com as elocuções da Dr.ª Catherine Freitas (representando a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo) e da Dr.ª Carla Braga (Guia-intérprete e Correio de Turismo), estando a moderação a cargo do Professor Vítor Ambrósio (especialista em Turismo Religioso). A abertura oficial do evento foi realizada pela Vice-presidente da ESHTE, Professora Rita Peres, sendo o mesmo encerrado pela Diretora de Curso, Professora Cristina Carvalho.
Ao longo da Idade Média, vários foram os polos de atração de peregrinos edificados ou desenvolvidos, como foram os casos de Santiago em Compostela e Saint Thomas Becket em Canterbury. A imagem de Compostela firmou-se em lendas, albergues e unidades de assistência (sitas nas vias rumo à Galiza), em símbolos como a vieira ou o bordão, sem esquecer um dos primeiros guias turísticos: o Codex Calixtus, de 1140. Seguiram-se séculos de gradual desinteresse, até à recuperação da imagem de El Camino, desde finais de Oitocentos.
A Compostela Revival ganharia fulgor com a sua definição, em 1987, enquanto 1.ª Rota Cultural Europeia, reconhecida pelo Conselho da Europa e, em 1993, pela classificação do Caminho Francês, pela UNESCO. A estes galardões, juntar-se-iam publicações literárias e produções cinematográficas internacionais.
A 16 de janeiro de 2020, artigos Online de O Público e do motor de busca Sapo (com base em notícia da agência Lusa) anunciavam a chegada esperada de 10 milhões de Pax a Compostela, durante o Ano Jacobeu 2021. Neste sentido, as entidades turísticas do Norte de Portugal e da Galiza estabeleceram uma colaboração que resultou no projeto de promoção turística intitulado Facendo Caminho. Este é a soma das experiências de todos os que na estrada se cruzam, aliada às sinergias do Caminho; a inigualável experiência espiritual, sensorial e holística em cada caminhante.
Em janeiro, do presente ano, uma edição da revista Visão incluía um artigo que perguntava: “A sua Profissão vai Sobreviver?” Este exercício de Futurologia junta-se a outros: uns venerando a virtualidade; outros recusando-a. Numa 3.ª categoria de Esperançosos-Atentos, anseia-se pelo meio caminho, sustentado em Ética e Democracia. Como defendeu Gerd Leonard, “a tecnologia não tem ética. Mas uma sociedade sem ética está condenada.” (2017, Tecnologia Versus Humanidade, p.37).
Algo que todos os pensadores concordam é que soft skills, como empatia e capacidade de resolução de imprevistos, com soluções criativas, são essenciais para os profissionais de Amanhã. E aí, Guias-intérpretes e Promotores Turísticos, formados na ESHTE, continuarão a destacar-se no mercado laboral, pois o trunfo da sua licenciatura, em Informação Turística, alicerça-se numa trindade sagrada de três pilares intemporais: Identidade, Versatilidade & Sustentabilidade.
Sabemos quem somos.
Sabemos para onde e por onde vamos.
E seguimos, SEMPRE, em boa companhia.
A 17 de abril de 2019, a Presidência do Conselho de Ministros publicou o decreto-lei n.º 51 relativo à certificação e à sinalização do Caminho de Santiago e no seu preâmbulo lê-se que
“Conscientes da importância identitária deste património cultural, da sua salvaguarda e fruição, são várias as entidades públicas e privadas que se têm distinguido no estudo e promoção dos diferentes itinerários de peregrinação que integram o Caminho de Santiago em Portugal.”
Com este seminário, a ESHTE, instituição de ensino superior público provou, uma vez mais, estar atenta à realidade (para lá dos muros da Academia) e pautar a sua missão, sempre em sintonia, com o que de melhor e mais atual se faz, em prol do Turismo de Excelência em Portugal.
Professora Adjunta da ESHTE | Área Científica de Línguas Estrangeiras
Professor Coordenador da ESHTE | Área Científica de Ciências Sociais e Humanas, Área Científica de Planeamento Turístico e Área Científica de Técnicas e Tecnologias de Aplicação
Coordenadores do Evento