A Gestão Turística e o Admirável Mundo Novo: o Gestor Turístico - de Empresas, de Produtos e ee Destinos - Do Futuro e Com Futuro
Em turismo, pouco é como foi e nada será como é. Em poucas palavras, ilustra-se bem uma das principais características do setor em que nos posicionamos: a sua forte dinâmica ao longo do eixo do tempo, seja pelo acentuar extraordinário das tendências já hoje experimentadas, seja através de inflexões súbitas e inesperadas. Em qualquer dos casos, um novo turismo nos aguarda nas largas alamedas e nas estreitas e sinuosas vias que nos conduzirão ao inquietante, mas admirável, mundo do amanhã. Um turismo pleno de vitalidade, um turismo supersónico, um turismo repleto de oportunidades, mas, simultaneamente, um turismo superiormente competitivo e perigoso, em que os mais aquietados e impreparados dificilmente singrarão e sobreviverão.
No quadro de um novo mundo e de um novo turismo, há que formar novos profissionais suscetíveis não só de se adaptarem à mudança, mas, sobretudo, de a protagonizarem. Profissionais novos para o novo turismo, profissionais com atributos ímpares nos domínios do empreendedorismo e da inovação, com flexibilidade e agilidade intelectual, com uma sólida bagagem científica e tecnológica, com clarividência, com valores, com ética.
É este profissional que, no âmbito restrito da gestão intermédia e de topo, a licenciatura em Gestão Turística pretende formar e disponibilizar aos mercados de emprego nacionais e internacionais. Este grande objetivo expressa-se através das organizações curriculares, dos conteúdos e das metodologias que formatam o ciclo de estudos em referência, as quais visam não só adequar os seus diplomados aos desafios presentes, mas também criar as condições de base para os mesmos acolherem e superarem - com sucesso - os reptos com que se defrontarão no futuro.
A licenciatura em Gestão Turística confere competências, no que respeita aos saberes teóricos, técnicos e operacionais, capazes de permitir uma intervenção pró-ativa no desenvolvimento do sistema turístico, tanto ao nível do planeamento e da operacionalização dos territórios, destinos e produtos turísticos, como do funcionamento das estruturas empresariais turísticas.
A excelência no ensino, alicerçada num corpo docente muito qualificado, integrado em vários centros de investigação, e a combinação harmoniosa - e frutífera - entre as componentes teórica e prática das diferentes disciplinas, mas igualmente a orientação do plano curricular para as necessidades das empresas e do tecido socioeconómico em geral, bem como para o incentivo de ações direcionadas para a inovação e o empreendedorismo, permitiram a renovação da certificação de qualidade TedQual atribuída pela Organização Mundial de Turismo e tem proporcionado uma excelente procura da licenciatura em Gestão Turística.
Esta licenciatura, disponibilizada em regime Diurno (60 vagas) e em regime Pós-laboral (41 vagas), apresenta uma boa taxa global de sucesso e os níveis de empregabilidade dos graduados não revelam grandes dificuldades de transição para o mercado de trabalho (taxa de empregabilidade de 97,5%, deduzida a partir dos 2,5% de diplomados inscritos, em 2019, nos Centros de Emprego e Formação Profissional). Existem inúmeros graduados em Gestão Turística em cargos de direção e coordenação em diversas empresas e instituições dispersas por Portugal e pelo mundo.
O ingresso pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior implica aprovação a 16 – Matemática ou 04 – Economia ou 09 – Geografia. As médias dos últimos colocados na primeira fase em 2018/2019 foram 149,2 valores (regime diurno) e 133,2 valores (regime pós-laboral).
No 1.º ano, as seguintes disciplinas são comuns aos dois ramos da licenciatura em Gestão Turística: Inglês e Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano (I, II, III e IV); Introdução ao Turismo; Negócios Turísticos; Economia; Tecnologia e Sistemas de Informação I e II; Métodos Quantitativos; Seminário de Metodologia; Direito e Legislação do Turismo; Estudos de Mercado; Cultura Portuguesa; Sistema Turístico; Transportes; Sociologia do Turismo; Recursos Naturais e Culturais; Itinerários Turísticos; Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação; Marketing Turístico I e II; Organização de Eventos; Economia do Turismo; Gestão do Conhecimento; Gestão de Negócios Turísticos; Ética e Responsabilidade Social; Estágio I e II; e Inovação e Organização Empresarial.
A partir do 2.º ano a licenciatura em Gestão Turística divide-se em dois ramos (opções):
Numa Escola em que se pretende o reforço da excelência no ensino e a combinação harmoniosa - e proveitosa - entre as componentes teórica e prática, apresentam-se algumas das atividades desenvolvidas na licenciatura em Gestão Turística.
Saídas profissionais:
A preferência pela licenciatura em Gestão Turística
Em acréscimo ao desenvolvimento de conhecimentos técnicos e científicos suscetíveis de promover a eficiência e o sucesso profissional no presente, procura-se formar
Ou seja, entre outros aspetos, cidadãos graduados capazes de trabalhar em equipa, de serem detentores de uma visão interconectada da ciência e da realidade, com uma sólida base humanista e tecnológica. Em poucas palavras: formar gestores turísticos para o admirável mundo novo.
Quer ser um gestor turístico deste admirável mundo novo?
Esperamos por si!
João Reis
Doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa
Diretor da Licenciatura em Gestão Turística