Direção e Gestão Hoteleira na ESHTE, a formação superior dos hoteleiros do amanhã
A licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira é atualmente a única licenciatura na área da hotelaria da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Esta licenciatura tem como objetivo proporcionar aos seus alunos uma formação adequada nas diversas vertentes que constituem a gestão hoteleira, como gestão de alojamento, gestão de Food and Beverage, gestão e organização de eventos, gestão financeira, gestão de equipas e de recursos humanos, e gestão comercial e de marketing.
Na gestão de alojamento são abordadas temáticas como a coordenação do departamento de receção (front office), e do departamento de housekeeping, não esquecendo que a motivação, a coordenação e a gestão de equipas são pilares fundamentais destes departamentos.
Na gestão de Food and Beverage são focados todos os conteúdos relacionadas com os departamentos ligados à restauração, vulgarmente conhecidos como Gestão de F&B (gestão de Food and Beverage). Nesta área são abrangidas também temáticas como a enologia e a gastronomia (tanto nacional como internacional), os serviços de restauração e de bar, e algumas noções de confeção tanto ao nível da cozinha como da pastelaria e da padaria, dando um foco muito relevante à nutrição e higiene alimentar.
A gestão de eventos é, atualmente, uma área bastante vasta, mas relativamente à componente do Catering, é considerada uma das áreas mais relevantes para o mercado hoteleiro em Portugal, considerando-se uma área onde o cliente é muito exigente e que está em constante desenvolvimento. O nosso ensino prepara os alunos para conseguirem colaborar com as maiores cadeias hoteleiras, onde a exigência deste tipo de serviço é levada ao extremo, assim como com as principais e mais importantes empresas de organização de eventos, tanto a nível nacional como internacional. Para além de toda a preparação no que toca à logística inerente a este tipo de atividade, os nossos alunos adquirem noções de protocolo e de relações internacionais para poderem corresponder às exigências do mercado, que podem ir desde um simples evento familiar, passando por um evento social, científico, empresarial, militar ou mesmo político.
Na vertente da gestão financeira, os nossos estudantes adquirem conhecimentos nas áreas de contabilidade, análise financeira, estratégia empresarial, entre outras, o que lhes permite gerir de uma forma consolidada, consciente, responsável e sustentável tanto ao nível financeiro, como social e ambiental, um hotel ou uma qualquer empresa tanto a nível nacional como internacional.
A licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira está em constante atualização, tendo por base as novas exigências dos mercados. Por este motivo, formamos os nossos alunos para corresponderem às exigências que surgem com os constantes desenvolvimentos tecnológicos, como é o caso das áreas de marketing e de gestão comercial, cada vez mais digitais e instantâneas.
Sendo a hotelaria um serviço, é fundamental possuir conhecimentos na área da gestão dos recursos humanos e da gestão de equipas. Tendo consciência desta exigência, proporcionamos um conjunto de unidades curriculares específicas desta área, lecionadas por profissionais especialistas com uma vasta experiência no setor hoteleiro.
Todo o nosso corpo docente mantém uma forte ligação com o setor turístico e hoteleiro, tanto por serem profissionais conceituados, como por integrarem um leque de investigadores que mantém a ligação do trade com o ensino superior nacional e internacional.
Para além de capacitarmos os nossos estudantes com todos os conhecimentos teóricos necessários para a sua autonomia e excelente desempenho profissional, também valorizamos muito o saber fazer: não se pode gerir ou coordenar algo que não sabemos fazer, ou mesmo que nunca experimentámos fazer. Juntar a este lema a grande vantagem de possuirmos instalações adequadas e especializadas no ensino de todas as vertentes da hotelaria, como auditório de cozinha, cozinhas individuais, sala especializada para as práticas de panificação, sala especializada para as aulas práticas de pastelaria, sala de enologia, bar de aplicação, restaurante de aplicação, entre outros, possibilita-nos formar profissionais capacitados para corresponderem às atuais necessidades e exigências do mercado, tanto nacional como internacional.
Outro dos nossos alicerces é o incentivo constante e a motivação permanente dos nossos estudantes para serem dinâmicos, inovadores e participativos. Prova disso é a participação com sucesso dos nossos alunos em diversos eventos. Entre os decorridos no ano letivo que agora termina, destacamos a 4.ª Edição do Portugal Future Hoteliers Summit. É um evento organizado pela Terra International, conjuntamente com a Young International Hoteliers Summit e a École Hôtelière de Lausanne, que decorreu em novembro de 2018, no Algarve, em que dos três representantes do curso de Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, dois ganharam os 1.º e o 2.º lugares do concurso.
Outro dos eventos onde os alunos de Direção e Gestão Hoteleira se destacaram foi no Concurso de Empreendedorismo e Inovação intitulado Já Portugal, organizado pela Junior Achievement Portugal e que decorreu no passado mês de maio na região de Cascais. Neste concurso, dos três grupos que representaram a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, dois eram compostos por alunos de Direção e Gestão Hoteleira, destacando-se o grupo intitulado “Foorecal”, constituído por estudantes do primeiro ano de Direção e Gestão Hoteleira, e que foi premiado com duas menções honrosas.
Para além deste tipo de eventos, os nossos alunos têm uma participação bastante ativa em congressos, seminários e palestras, tanto de cariz mais científico e académico, ou numa lógica mais profissional e empresarial, mas sempre relacionados com o setor turístico e hoteleiro. Também são bastante frequentes as visitas de estudo organizadas por diversos docentes, com o objetivo de proporcionar aos alunos um contacto com o setor que os irá receber.
Ser aluno da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e em especial do curso de Direção e Gestão Hoteleira, é ser uma parte de um conjunto intitulado Setor Turístico e Hoteleiro Português; ser aluno de Direção e Gestão Hoteleira é ter um futuro garantido num dos setores com mais crescimento económico a nível nacional, é ter um leque bastante diversificado de oportunidades profissionais tanto nacionais como internacionais. Ser aluno de Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril não é estudar hotelaria, é preparar-se para fazer parte dela.
Catarina Nunes
Doutorada em Gestão pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Diretora da Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira