Repositório Institucional, um lugar de memória
A construção da memória organizacional de uma instituição de ensino superior enquanto produtora de conhecimento científico é muito importante para o seu futuro. A gestão e a organização do conhecimento obrigam à utilização de diversas ferramentas, entre elas os repositórios institucionais que surgiram da necessidade de o disponibilizar, disseminar e recuperar.
Vivemos na Era do Conhecimento. A capacidade de partilhar conhecimento define quem tem o poder. Por isso, as organizações, e em particular as instituições de ensino superior, devem estimular novos comportamentos por forma a que os seus membros partilhem os seus saberes dentro e fora da organização concentrando os seus esforços na melhoria contínua das atividades que agregam valor.
Na sequência de um convite da Sr.ª Presidente do Conselho Técnico-Científico, a signatária esteve presente numa das reuniões deste órgão para, numa ação de sensibilização, recordar aos seus membros a importância dos repositórios nas instituições de ensino superior.
Os repositórios institucionais inserem-se num movimento conhecido por OAI (Open Access Initiative) que significa a disponibilização livre na Internet de artigos de revistas científicas revistos por pares, bem como outras publicações académicas e científicas (comunicações em conferências, teses e dissertações, relatórios técnicos, etc.) e dados de investigação. Estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada pelas Nações Unidas em 2015, a serem atingidos até 2030, em que o acesso à informação foi reconhecido como um objetivo: “Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.”
As instituições de ensino superior estão obrigadas ao depósito da sua produção científica em repositório de acesso aberto. O Repositório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril existe desde 2012. Integra a Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) via portal RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) que tem como objetivo a recolha, a agregação e a indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de investigação e desenvolvimento (I&D).
Uma das mais-valias do depósito em repositório de acesso aberto é a garantia que o identificador do material publicado online (URL) é persistente, ou seja, permanece da mesma forma ao longo do tempo servindo de arquivo (garantia de preservação digital).
O repositório contribui para o aumento da visibilidade e do valor público da instituição, sendo um indicador tangível da qualidade ao mesmo tempo que demonstra a relevância científica, social e económica das suas atividades de investigação e ensino. Por sua vez, a integração no OpenAire (Open Access Infrastructure for Research in Europe), além do cumprimento das políticas europeias, aos investigadores permite uma maior visibilidade e potencial de impacto dos seus trabalhos, sendo mais um indicador para a avaliação da sua produção científica.
Colabore! Deposite os seus trabalhos! Faça parte da memória da ESHTE!
Conceição Machado
Coordenadora da Biblioteca da ESHTE