STUDENTWELL-BE

studentwell-be

 

O programa STUDENTWELL-Be é uma proposta de ação conjunta da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que se constituíram em consórcio, para a candidatura ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, da Direção Geral do Ensino Superior.

 

O Programa de Saúde Mental e Bem Estar tem seis tipologias de atividades de intervenção que assentam no modelo Stepped Care, com oito STEPS designados por StepEES (Step Estudante Ensino Superior), para a prestação de serviços de saúde mental e bem-estar, compreendendo uma hierarquia de intervenções – da menos à mais intensiva – adaptadas às necessidades do estudante do ensino superior, isto é, centrada no estudante. Neste sentido o programa oferece várias atividades, nomeadamente:

 

  • Programa de Literacia para a saúde mental
  • Vivendo com Vitalidade e Bem-Estar
  • Apoio por pares/outros serviços da IES
  • Intervenções breves
  • Intervenções psicoterapêuticas
  • Encaminhamento para serviços externos

 

O programa para a promoção da saúde mental no ensino superior proposto, com o modelo stepped care, oferece uma abordagem abrangente e sequencial para a identificação e tratamento de problemas de saúde mental entre os estudantes do ensino superior e permite uma triagem eficiente dos estudantes, priorizando os que necessitam de maior atenção e encaminhando-os para tratamentos adequados, enquanto disponibiliza intervenções mais leves para os casos menos graves. Isso otimiza a utilização dos recursos disponíveis e garante que estudantes com necessidades específicas recebam o suporte adequado.

 

EQUIPA STUDENTWELL-BE DA ESHTE:

 

João Reis (Cocoordenação)

Rita Peres (Cocoordenação)

Ezequiel Santos (Docente)

António Gonçalves (Docente)

Filipa Maria Dias Chasqueira Cardoso Saraiva (Psicóloga)

Liliana Amarelo Páscoa (Serviços Administrativos e Financeiros)

Miriam Koppens Santorum (Núcleo de Ação Social)

Sílvia Alexandra Baptista dos Santos (Serviços Académicos)