Na passada sexta-feira, dia 15 de novembro, no âmbito da unidade curricular de Introdução às Operações Hoteleiras, realizou-se uma visita de estudo ao Hotel Evolution Cascais-Estoril, pertencente à cadeia hoteleira portuguesa SANA Hotels, com um grupo de alunos do 1º ano da Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira, acompanhados pela Professora Paula Ramalho.
Tivemos como anfitrião, o Diretor Geral João Neto que amavelmente nos acolheu e acompanhou por todo o hotel, e que foi explicando aos nossos alunos o funcionamento, a operação e os desafios da gestão duma unidade hoteleira com um conceito tão inovador – Hi tech, descontraído, cool, confortável, muito funcional, lifestyle e ao mesmo tempo de luxo. Em simultâneo, o João teve oportunidade de partilhar a sua experiência em Hotelaria e o seu percurso em Portugal e, sobretudo no estrangeiro, em países como os EUA, Espanha, Costa Rica e México e, nas mais luxuosas marcas hoteleiras como a Ritz Carlton, St. Regis e Four Seasons.
Os alunos ficaram fascinados com a tecnologia existente no hotel, nos quartos, no lobby, os terminais novos de self check in e self check out, o formato do bar e das áreas públicas ( com DJ ao vivo em certos dias, áreas de co-working), o serviço de Grab & Go, o inovador serviço de pequenos-almoços no The Kitchen, o maravilhoso SPA da marca Sayanna e um Rooftop com uma vista de cortar a respiração para o mar e a Baía de Cascais. Um conceito inovador e irreverente que nos transporta para o futuro, mas mantendo a classe, a elegância e o luxo.
A visita incluiu todas as áreas do hotel desde as áreas de serviço, como o economato, a lavandaria/rouparia, zona de separação lixos, cozinha, arrumos e armazém, manutenção, passando pelos quartos e demais áreas de hóspedes, e por todas as áreas públicas como o Spa, o Rooftop com a sua fantástica piscina exterior, Bares e Restaurantes, Salas de reuniões, Pátio, Lobby e Receção.
Agradecemos ao hotel e ao nosso anfitrião que de uma forma única soube transmitir aos nossos alunos a importância de pensarmos fora da caixa, de inovarmos constantemente e principalmente, a necessidade de trabalharmos em hotelaria com muita dedicação e paixão.
Paula Ramalho