MIACC explora técnicas avançadas de extração de óleos essenciais na FCUL

Os estudantes do Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias (MIACC) participaram numa experiência singular na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), uma aula prática liderada pela Professora Doutora Ana Cristina Figueiredo. A atividade teve como foco a extração de compostos voláteis e óleos essenciais o que permite estabelecer uma ligação entre ciência e gastronomia.

 

Durante a aula, foram apresentadas e aplicadas técnicas avançadas, como a produção de hidrolatos, extração de voláteis e óleos essenciais de plantas e tecidos vegetais. Métodos sofisticados, como enfleurage, arrastamento por vapor sem solventes orgânicos, e o funcionamento do sistema Clevenger – um dispositivo especializado para extração de óleos essenciais foram igualmente explorados.

 

Os estudantes levaram consigo diversos produtos para destilar, desde algas (kombu, alface-do-mar e codium) até plantas aromáticas como manjerona, pinho, coentros, manjericão e eucalipto. Sob orientação da equipa da FCUL, participaram ativamente em todas as etapas do processo de extração, desde a preparação das matérias-primas até à obtenção dos compostos finais.

 

Os produtos extraídos foram-lhes entregues e poderão utilizá-los em criações culinárias e projetos multidisciplinares ao longo do ano letivo. Esta experiência proporcionou aos estudantes o conhecimento de ferramentas que permitem integrar conhecimentos científicos na criação de pratos inovadores e sustentáveis.