Estudantes da Pós-Graduação em Turismo Cultural imergem no Património de Cascais

No passado dia 29 de março de 2025, os estudantes da Pós-Graduação em Turismo Cultural participaram numa visita de estudo a Cascais, no âmbito da unidade curricular Laboratório Imersivo para o Turismo, lecionada pelos professores  João Reis, Maria Mota Almeida e Fernando Completo. Esta experiência permitiu um contacto direto com o património da vila, explorando diferentes formas de valorização e interpretação cultural.

 

A jornada teve início na Casa Sommer  onde o grupo foi acolhido pelo Doutor João Miguel Henriques, Diretor do Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais..Numa apresentação envolvente e detalhada, deu a conhecer a importância do acervo documental para a preservação da memória da vila, enriquecendo a experiência com um olhar profundo sobre a história local, ao fazer a visita guiada à exposição “A Invenção do Estoril - História em Fotografia 1914-1955”.

 

Seguiu-se a visita à  Cidadela de Cascais, onde os estudantes exploraram o Museu da Presidência da República, um espaço que  desempenhou um papel fundamental na transformação de Cascais em vila de corte no final do século XIX, especialmente devido à presença da família real portuguesa que a passou a utilizar como residência de verão. Esse período lançou as bases para que a vila se tornasse um importante destino  turístico, de luxo, estatuto que mantém até aos dias de hoje. Além disso, permite apreender o papel de Cascais na história política do país.

 

O almoço decorreu na cafetaria da Casa das Histórias Paula Rego, permitindo não só um momento de pausa, mas também a apreciação do ambiente de um dos mais icónicos espaços culturais da vila.

Durante a tarde, o grupo visitou o Chalet Ficalho, uma elegante mansão oitocentista que, após um cuidadoso processo de requalificação, funciona agora como alojamento local de charme. Esta visita permitiu refletir sobre os desafios da adaptação do património arquitetónico ao turismo, mantendo a sua autenticidade e valor histórico.

 

A visita prosseguiu com uma passagem pelo Museu da Vila, onde foi possível compreender a evolução de Cascais ao longo dos séculos. O percurso incluiu ainda a Casa de Santa Maria e o Museu Condes de Castro Guimarães, dois espaços que ilustram a riqueza arquitetónica e artística da vila.

 

Esta experiência foi uma oportunidade única para os estudantes, oriundos de várias regiões do país, aprofundarem os seus conhecimentos sobre a gestão e interpretação do património cultural, consolidando aprendizagens de forma imersiva e aplicada, mas igualmente, conviverem num ambiente descontraído, considerando que as restantes unidades curriculares desta formação avançada são lecionadas online.