A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a empresa municipal Cascais Ambiente formalizaram, no dia 1 de abril, um protocolo de colaboração que visa promover a sustentabilidade alimentar e a valorização de produtos hortofrutícolas excedentários, no âmbito do programa Terras de Cascais.
Este acordo estabelece um quadro de cooperação entre as duas entidades, que se comprometem a colaborar ativamente na produção de compotas e outros produtos transformados, com base em excedentes hortícolas e frutícolas provenientes dos espaços agrícolas geridos pelas Terras de Cascais. Pretende-se, igualmente, desenvolver soluções inovadoras que permitam conservar esses produtos em períodos de pico de produção ou em situações de inviabilidade de venda, contribuindo para a redução do desperdício alimentar e para a promoção da economia circular no concelho.
No âmbito deste protocolo, insere-se ainda a participação da Cascais Ambiente no projeto CERTRA – Centro de Experimentação e Recursos Tradicionais Alimentares, assumindo vários compromissos tais como a receção e valorização de cereais tradicionais, a participação em atividades de investigação, orientadas para o desenvolvimento de novos produtos alimentares com base nos cereais disponibilizado ou a criação de receitas e fichas técnicas, com o objetivo de explorar o potencial gastronómico das variedades tradicionais e fomentar a sua integração em práticas alimentares sustentáveis.
Este protocolo fortalece a colaboração estratégica entre o ensino superior, a administração local e os programas municipais de sustentabilidade e contribui para a valorização dos recursos locais, a inovação no setor alimentar e a preservação do património alimentar mediterrânico.