Docentes da ESHTE ganham financiamento FCT para projeto nacional ADAPTE - Análise e Previsão de Dados Académicos

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A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) celebra a aprovação do projeto ADAPTE – Análise e Previsão de Dados Académicos na ESHTE, liderado pelo investigador responsável Professor José Coelho, com a participação do Professor Diogo Lima e do Professor Pedro Moita. Este projeto insere-se no âmbito da call "Inteligência Artificial, Ciência dos Dados e Cibersegurança de relevância na Administração Pública", tem duração de um ano, e é aprovado contando com a ESHTE como única instituição proponente.

 

O ADAPTE tem como objetivo desenvolver uma plataforma analítica inovadora que integra várias componentes de inteligência artificial, prospecção de dados e visualização de dados, permitindo caracterizar os estudantes com base em dados de entrada e acompanhar a sua trajetória académica. A plataforma gerará consultas, visualizações e modelos preditivos, contribuindo para uma gestão mais eficiente da administração pública e educacional.

 

Esta abordagem baseada em inteligência artificial e ciência dos dados visará melhorar a integração e o desempenho dos estudantes, otimizar os recursos escolares e facilitar a transição para o mercado de trabalho. Adicionalmente, proporcionará dados contextuais valiosos para o gabinete de estágios da ESHTE. Dado que o turismo abrange diversas áreas científicas, é essencial compreender os perfis dos estudantes, o seu desempenho académico e os resultados profissionais, tornando este projeto fundamental para o suporte pedagógico e a adaptação institucional da ESHTE.

 

Para a ESHTE, a aprovação deste projeto representa um reconhecimento da qualidade do seu corpo docente e investigador, bem como uma oportunidade de impacto real no setor do ensino superior e na gestão educacional. Ao longo dos próximos meses, serão divulgadas mais informações sobre o progresso do ADAPTE e as oportunidades que este trará para a comunidade académica e para o setor turístico nacional.