CONSULTAR TODAS AS MICROCREDENCIAIS
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Docente: Professora Joana Príncipe | ESHTE
A definir
Número de ECTS: 2 ECTS.
À distância. As sessões decorrerão de modo síncrono, sendo gravadas e posteriormente disponibilizadas aos participantes.
50€
A presente unidade curricular tem por objetivo central capacitar os estudantes das noções concetuais, das teorias e modelos fundamentais no que concerne ao planeamento, gestão e desenvolvimento de recursos e produtos turísticos. Esta disciplina visa, num primeiro momento, dotar os seus discentes das noções concetuais basilares na esfera dos recursos, produtos e ofertas turísticas. Numa etapa posterior, pretende-se com esta unidade curricular facultar aos seus discentes de capacidades sobre os modelos de planeamento e desenvolvimento dos produtos turísticos nas suas várias fases. Finalmente, com o intuito de dotar os estudantes de capacidade e pensamento crítico, focar-se-ão casos práticos dedicados a produtos turísticos estratégicos e de nicho, tendo em consideração as principais tendências e evoluções da atividade turística, num momento de debate e reflexão aberta onde os alunos desempenham um papel ativo.
1. Abordagem concetual de recursos e produtos turísticos
- Noções de oferta turística
- Do recurso ao produto turístico
- Características e classificações dos produtos turísticos
2. Planeamento e desenvolvimento de produtos turísticos
- O planeamento estratégico em turismo
- Inventário e classificação de recursos turísticos- Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos
- A inovação na oferta de produtos turísticos
- A importância da oferta turística para a competitividade das unidades hoteleiras
3. Os produtos turísticos em Portugal: tendências e evoluções da atividade turística
- Os produtos turísticos estratégicos em Portugal: casos de estudo
- Os produtos turísticos de nicho em Portugal: casos de estudo
A definir