Recursos e Produtos Turísticos

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Instituição responsável

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

 

Docente: Professora Joana Príncipe | ESHTE

 

Datas

5, 7 e 8 de fevereiro de 2024, das 17h00 às 20h00 (9 horas).

 

Número de ECTS: 2 ECTS.

 

Formato

À distância. As sessões decorrerão de modo síncrono, sendo gravadas e posteriormente disponibilizadas aos participantes.

 

Valor

50€

 

Objetivos de aprendizagem

A presente unidade curricular tem por objetivo central capacitar os estudantes das noções concetuais, das teorias e modelos fundamentais no que concerne ao planeamento, gestão e desenvolvimento de recursos e produtos turísticos. Esta disciplina visa, num primeiro momento, dotar os seus discentes das noções concetuais basilares na esfera dos recursos, produtos e ofertas turísticas. Numa etapa posterior, pretende-se com esta unidade curricular facultar aos seus discentes de capacidades sobre os modelos de planeamento e desenvolvimento dos produtos turísticos nas suas várias fases. Finalmente, com o intuito de dotar os estudantes de capacidade e pensamento crítico, focar-se-ão casos práticos dedicados a produtos turísticos estratégicos e de nicho, tendo em consideração as principais tendências e evoluções da atividade turística, num momento de debate e reflexão aberta onde os alunos desempenham um papel ativo.

 

Conteúdos programáticos

1. Abordagem concetual de recursos e produtos turísticos

- Noções de oferta turística

- Do recurso ao produto turístico

- Características e classificações dos produtos turísticos

 

2. Planeamento e desenvolvimento de produtos turísticos

- O planeamento estratégico em turismo

- Inventário e classificação de recursos turísticos- Conceção e desenvolvimento de produtos turísticos

- A inovação na oferta de produtos turísticos

- A importância da oferta turística para a competitividade das unidades hoteleiras

 

3. Os produtos turísticos em Portugal: tendências e evoluções da atividade turística

- Os produtos turísticos estratégicos em Portugal: casos de estudo

- Os produtos turísticos de nicho em Portugal: casos de estudo

 

Candidaturas

Candidaturas até 22 de janeiro.

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