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Docente: Professor Doutor José António Ferreira Porfírio.
A definir
Número de ECTS: 3 ECTS.
À distância. As sessões decorrerão de modo síncrono, sendo gravadas e posteriormente disponibilizadas aos participantes.
75€
Esta unidade curricular tem como objetivos ajudar os alunos a entender a finalidade da estratégia no contexto organizacional do turismo; compreender o processo de gestão estratégica; saber distinguir pensamento e planeamento estratégico; compreender as dimensões do ambiente externo à empresa turística, e sua influência na identificação de oportunidades e ameaças; conhecer o conceito de vantagem competitiva; identificar diferentes tipos de estratégia; e compreenderem diferentes estratégias de desenvolvimento (p.e. de integração vertical (a montante e a jusante), de diversificação empresarial; de internacionalização; etc...).
1- Introdução à estratégia
1.1- O que é a estratégia
1.2- Principais abordagens à estratégia
1.3- Pensamento estratégico e planeamento estratégico
1.4- Algumas considerações acerca do pensamento estratégico
1.5- Missão, valores e visão
1.6- Objetivos
2- Análise da envolvente
2.1- A análise PEST
2.2- As 5 forças de Porter
3- Análise da empresa
3.1- Recursos e capacidades
3.2- A RBV
3.3- A análise VRIO
3.4- A cadeia de valor
4- Ligação envolvente/empresa: a análise SWOT
5- Estratégia de negócio
5.1- As estratégias genéricas de Porter
5.1.1- As estratégias de baixo custo
5.1.2- As estratégias de diferenciação
5.1.3- As estratégias híbridas
5.2- As estratégias oceano azul
6- Estratégia corporativa
6.1- A diversificação
6.2- A integração vertical
7- Estratégia de internacionalização
8- Desenvolvimento da estratégia
9- Reflexão sobre a situação atual
10- Análise de planos estratégicos
A definir