Turismo Literário (Online)

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Coordenação do Curso

 

Professora Doutora Maria Mota Almeida: maria.almeida@eshte.pt

Professor Especialista Aquilino Machado: aquilino.machado@eshte.pt

Professor Doutor João Reis: joao.reis@eshte.pt  

 

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

  • Desenvolver competências avançadas na conceção, planeamento e gestão de experiências de turismo literário, valorizando o património cultural, material e imaterial, e as paisagens literárias, reais e ficcionadas.
  • Capacitar profissionais para criar e dinamizar projetos turísticos inovadores, baseados em narrativas literárias, nos territórios e nas indústrias criativas, promovendo o desenvolvimento local e regional.
  • Fomentar o domínio de metodologias e tecnologias imersivas, como o storytelling digital, a geolocalização ou as museografias interativas, aplicadas ao turismo literário e cultural, potenciando experiências diferenciadoras.
  • Promover estratégias eficazes de mediação cultural, marketing e comunicação digital, centradas nos públicos do turismo literário e adaptadas à diversidade de contextos urbanos, rurais e ficcionais.
  • Estimular a investigação aplicada e a reflexão crítica a partir de casos nacionais e internacionais, com vista ao aperfeiçoamento de metodologias, modelos e práticas no turismo cultural e literário.
  • Reforçar a capacidade de desenhar, desenvolver e implementar projetos turístico-literários, como roteiros, rotas, eventos e experiências, com impacte territorial, económico, cultural e social.

 

PÚBLICO-ALVO

 

Licenciados e profissionais das áreas do turismo, cultura, património, literatura, comunicação, media digitais ou indústrias criativas que pretendam adquirir competências avançadas na conceção, programação e gestão de experiências turístico-literárias. Destina-se, em particular, a quem procura desenvolver projetos inovadores baseados em narrativas literárias, tecnologias imersivas, valorização patrimonial e estratégias de desenvolvimento territorial.

 

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

 

  • Gestor de destinos de turismo cultural e literário
  • Gestor e programador de património cultural, museológico e imaterial
  • Gestor de equipamentos e empreendimentos turístico-culturais
  • Consultor em conceção de produtos e experiências de turismo cultural e literário
  • Coordenador de projetos de valorização de territórios e narrativas culturais
  • Produtor e gestor de eventos culturais e literários
  • Empreendedor em turismo criativo e negócios baseados em storytelling e património
  • Especialista em comunicação e marketing digital aplicado ao turismo cultural
  • Técnico de planeamento e mediação cultural para públicos turísticos diferenciados
  • Analista de tendências, inovação e estratégias no turismo cultural e criativo

 

 

HORÁRIO DA COMPONENTE LETIVA - 1.ª Edição (Horários 11/03/2025)| 2025 (Calendário escolar)

 

HORÁRIOS DA COMPONENTE LETIVA - 2.ª Edição (Horários)| 2025/2026 (Calendário escolar)

 

1.º e 2.º semestres - 2ª, 3ª, 4ª feiras | 18h00 às 21h50

 

 

Observações:

 

A UC Field Lab pressupõe uma visita de estudo, durante um fim de semana de outubro/25 (6.ª feira à tarde, sábado e domingo), pelos seguintes territórios literários: Paredes de Coura, São Miguel de Seide (Famalicão). Esta visita de estudo terá custos reduzidos, uma vez que será parcialmente financiada. Será disponibilizada uma alternativa de avaliação para os/as estudantes que não possam participar na visita de estudo.

 

Calendário de exames do 1.º semestre - 1ª e 2ª Época 2024/2025

 

 

FICHAS DE UNIDADES CURRICULARES DO CURSO

 

 

CANDIDATURAS | CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO

 

  • 1.ª fase de candidaturas | de 23 de junho a 18 de julho 2025 - EDITAL

 


 

Os resultados das candidaturas serão publicados de acordo com os prazos estabelecidos nos respetivos editais, no site da ESHTE, no separador dedicado ao curso ao qual se está a candidatar.

 

Informações

 

Horário de atendimento telefónico - 2.ª a 6.ª feira - 9h00-12h30 - Telefone | 210 040 709 (Sílvia Santos) | E-mail | info@eshte.pt

 

Formalização de Candidaturas: candidaturas, condições de admissão e pagamentos 

 

Para efetuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line, o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas. É necessário aceder ao Guia do Candidato e seguir exatamente os exemplos disponibilizados (os documentos só podem ter até 1MB).

 

Emolumento de candidatura | 75€

 

O emolumento de candidatura só será devolvido caso o curso não abra. Para este efeito o candidato deverá guardar o respetivo recibo.  As candidaturas só serão consideradas válidas se o pagamento for efetuado dentro do prazo limite para formalização das mesmas. 

 

Os erros ou omissões cometidos no preenchimento do formulário de candidatura online, ou na instrução do processo de candidatura, são da exclusiva responsabilidade do candidato.

 

Documentação:

  • Cartão de Cidadão ou Certidão de Nascimento
  • Cartão de Contribuinte 
  • Certificado de habilitações 
  • Curriculum Vitae devidamente comprovado
  • Carta de motivação com um máximo de 500 palavras (obrigatória)

 

Os titulares de um grau académico superior estrangeiro têm de apresentar o certificado/diploma com a apostila de Haia.

 

Vagas (numerus clausus)

 

30 vagas*

*número mínimo de inscritos para a abertura do curso: 15

 

Critérios de seriação

 

Os critérios de seriação serão aplicados apenas caso o número de candidatos ultrapasse o numerus clausus definido.

As candidaturas serão apreciadas pela Coordenação do Curso, a qual decidirá sobre a situação de cada interessado, definindo as correspondentes creditações e planos de estudo.

Por outro lado, os candidatos serão selecionados pela Comissão Científica e Executiva da Pós-Graduação em Turismo Literário, com base na aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

i) Classificação obtida na licenciatura ou em cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada ou equivalente;

ii) Curriculum vitæ do candidato, nomeadamente, académico, científico e técnico;

iii) Declaração dos objetivos e motivação da candidatura;

iv) Resultado de entrevista individual, quando tal for considerado necessário pela Comissão Científica e Executiva Pós-Graduação em Turismo Literário.

Será dada preferência a antigos alunos dos cursos de licenciatura e de cursos de Pós-Graduação, Formação Avançada (ou equivalente) da ESHTE e a quadros de empresas ou de organismos públicos com mais de 2 anos de experiência profissional, até ao limite de 30% das vagas disponíveis. 

 

Em caso de admissão:

 

Matrícula | 30€

Inscrição | 15€

Seguro Escolar | 15€ 

 

Propina/Mensalidade | Curso Financiado pelo PRR

 

NOTA IMPORTANTE

 

 

Ao concluírem a pós-graduação, os/as estudantes nacionais poderão beneficiar do reembolso integral do valor da propina, conforme estipulado pelo Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes da ESHTE, no âmbito do Projeto TIA - Tourism International Academy. Para tal, é necessário que, até ao final do primeiro semestre, tenham concluído pelo menos uma unidade curricular com uma classificação igual ou superior a 14 valores.