Reflorestação

5-aconteceu-reflorestacao-pic

Reerguendo a Serra - Iniciativa solidária organizada e realizada por alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

 

No passado dia 21 de novembro, a Comissão de Praxe da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril realizou uma praxe solidária, reunindo cerca de 67 alunos de diferentes anos e cursos com um objetivo comum, ajudar na reflorestação do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Tentando ajudar de forma clara e direta, tendo em consideração o recente incêndio ocorrido na zona da Peninha, em Sintra, os alunos da ESHTE entraram em contacto com a Cascais Ambiente e organizaram-se de forma a realizar uma ação de reflorestação e limpeza da zona do fogo.

Numa primeira fase, chegando ao local por volta das dez da manhã, foi realizado um briefing geral, de forma a que os participantes conseguissem perceber o que se ia passar. Logo de seguida, foram semeadas quatro sacas de quarenta quilos de cereais, nomeadamente aveia e cevada. Não se tratando de uma reflorestação direta, foi-nos explicado que as sementes servem o propósito de segurar o solo, evitando possíveis deslizes de terra. Uma vez realizada a primeira tarefa, pusemos as luvas, descemos um pouco no terreno e demos início a uma nova tarefa. Desta vez, divididos em grupos, reunimos toda a madeira queimada que conseguimos, criando fileiras de galhos, evitando mais uma vez o deslize de terras, direcionando a água das chuvas paralelamente. 

De realçar o bom ambiente vivido durante toda a atividade e a simpática receção da Cascais Ambiente aquando do nosso contacto. São iniciativas como estas que, por pequenas que sejam, fazem a diferença no dia-a-dia da comunidade. Achamos ainda importante referir que a praxe, seja ela de que faculdade for, é espelho das pessoas que nela estão envolvidas. 

De forma a concluir, agradecemos à Cascais Jovem, à Cascais Ambiente, à Câmara Municipal de Cascais, à Junta de Freguesia Cascais/Estoril e a todos os alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril que estiveram presentes, esperando que iniciativas como esta se possam voltar a realizar no futuro. 

 

Sérgio Andrade

Pela Suprema Comissão de Praxe