ER2PS

I ENCONTRO DE REFLEXÃO E PARTILHA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (ER2PS)

 

Teve lugar no passado dia 20 de novembro o I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (ER2Ps), sob o tema Desafios Pedagógicos para a Geração Millennium, no Instituto Politécnico de Setúbal. Este evento foi organizado pela Escola Superior de Ciências Empresariais – Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) – Universidade do Algarve e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

 

Tratou-se de um fórum para a discussão e partilha de metodologias, experiências e resultados de investigação sobre metodologias inovadoras e ativas de ensino-aprendizagem em ciências sociais/ciências empresariais, reunindo professores e investigadores de várias Instituições de Ensino Superior (IES).

 

Este encontro foi constituído por simpósios/sessões plenárias sobre métodos de ensino inovadores (Igor Riznar e Dubravka Celinšek) e a utilização de vídeo jogos no ensino (Leonel Morgado) e sessões paralelas que integraram várias comunicações. De um modo geral, e de acordo com a síntese apresentada na sessão de partilha no final do dia de trabalho, as comunicações apresentadas versaram o desenvolvimento de metodologias ativas que possam facilitar a aquisição e aplicação de competências transversais (soft skills) por parte dos estudantes, o trabalho colaborativo dentro e fora da sala de aula e uma melhor preparação para as exigências do mercado de trabalho. Muitas delas apresentaram exemplos concretos de práticas pedagógicas que promovem aspetos relacionados com a “digitalização” no ensino ou metodologias específicas para a resolução de problemas em contexto real de trabalho.

 

Para além disso, foram abordados neste encontro várias das dificuldades e constrangimentos com que as várias IES se deparam na atualidade e que têm implicações significativas no contexto pedagógico, como sendo as turmas de grande dimensão, o volume de trabalho que é exigido aos docentes de ensino superior, a necessidade de adoção de estratégias “híbridas” que combinam aulas mais tradicionais com sessões que apelam simultaneamente ao ensino centrado no estudante numa perspetiva que se coadune mais com os princípios preconizados na Declaração de Bolonha, a aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao processo de ensino-aprendizagem, assim como o desafio que é para os docentes avaliar os estudantes neste “novo” contexto, entre muitos outros.

 

Neste evento participaram vários docentes da ESHTE – Ana Gonçalves, Elsa Correia Gavinho, Maria de Lurdes Calisto, Maria José Pires, Nélson Félix, Paula Ramalho, Ricardo Bonacho, Susana Filipa Gonçalves, Victor Afonso e Vítor Ambrósio – que abordaram temas relacionados com as suas práticas pedagógicas na Escola, nas vertentes do turismo, da hotelaria e da inovação culinária.

Tendo em conta o sucesso desta iniciativa e a urgência de discussão destes temas, a equipa organizadora deste encontro planeia desenvolver um projeto de publicação de casos de estudo sobre este tema.

 

 

Ana Gonçalves

Docente das Áreas Científicas de Línguas Estrangeiras, Planeamento Turístico, e Técnicas e Tecnologias de Aplicação

 

Maria de Lurdes Calisto

Docente da Área Científica de Gestão

 

Cláudia Viegas

Docente da Área Científica da Alimentação e Saúde