TASTE UP e TOURISM UP

NEDE (Núcleo de Empreendedorismo e Dinamização Empresarial da ESHTE) participa no Taste Up e Tourism Up

 

No passado mês de dezembro, em Coruche, realizou-se a grande final dos concursos Taste Up (3.ª edição) e Tourism Up (2.ª edição). Estes programas de aceleração, promovidos pela Territórios Criativos, contam com o apoio do Turismo de Portugal, no âmbito do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism que se orienta para a valorização dos ativos da Estratégia Turismo 2027.

 

Os referidos programas de aceleração têm o objetivo de promover a inovação e a experiência turística nas áreas da gastronomia e vinhos, no caso do Taste Up, e de promover projetos disruptivos de base turística, no caso do Tourism Up, estimulando o ecossistema empreendedor.

 

Os dois programas iniciaram-se com um roadshow por 50 territórios, que tinha por objetivo dinamizar uma oficina de capacitação e divulgação dos programas. Posteriormente, foram selecionados 36 projetos que tiveram então a oportunidade de desenvolver os seus negócios através da participação em dois bootcamps, cada um constituído por dois dias intensivos de mentoria e formação. Por fim, os programas culminaram numa apresentação pública final, onde foram selecionados os vencedores, no dia 5 de dezembro 2019.

 

Na grande final, participaram como jurados os docentes da ESHTE, membros do seu Núcleo de Empreendedorismo e Dinamização Empresarial (NEDE), Maria de Lurdes Calisto, Raul Ressano Garcia e Victor Afonso. Os docentes Maria de Lurdes Calisto e Victor Afonso, em conjunto com o colega Jorge Abrantes, tinham também já participado na fase de bootcamp de aceleração do Taste Up que decorreu em novembro em Loures.

 

A participação dos membros do NEDE neste evento enquadra-se na sua missão de “fomentar a inovação e o empreendedorismo através de ações direcionadas a estudantes, pessoal docente e não docente, empresários, gestores e qualquer pessoa ou equipa que tenha o sonho de criar ou fazer crescer a sua empresa, associação ou projeto de cariz empreendedor, na área do Turismo.” O NEDE desenvolve ações, por exemplo, nos seguintes domínios:

  • Promover o empreendedorismo ao nível local e regional, proporcionando a novas empresas o acompanhamento técnico na fase de arranque;
  • Concentrar em termos de organização e de Know-how, o potencial humano da ESHTE com maior vocação e orientação para a inovação e o empreendedorismo, através da pesquisa e do desenvolvimento de produtos, processos e modelos de negócio;
  • Promover uma cultura de empreendedorismo entre os estudantes e alumni da ESHTE, através do desenvolvimento de atividades voltadas para a criação de um negócio próprio;
  • Desenvolver ferramentas de apoio ao empreendedorismo e promover a articulação com outras plataformas institucionais ou não institucionais;
  • Representar a ESHTE no concurso de ideias e de planos de negócios denominado Poliempreende, promovido conjuntamente por todos os institutos politécnicos portugueses.

Aliás, a próxima edição do Poliempreende, cujo concurso nacional decorrerá em setembro no Funchal, será lançada em breve. Se é diplomada(o), estudante, docente ou investigador(a) da ESHTE e tem uma ideia de negócio para implementar e para a qual procura apoios, fique atent@ ao calendário do POLIEMPREENDE, a divulgar brevemente no site da ESHTE!

 

 

Maria de Lurdes Calisto

Docente da Área Científica de Gestão

 

Victor Afonso

Docente da Área Científica de Gestão