Hospitality Education Awards

ESHTE vence Hospitality Education Awards na categoria de Melhor Projeto de Inovação e Desenvolvimento

 

Resultado de uma investigação associada ao Mestrado em Gestão Hoteleira da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), da autoria da estudante Patrícia Vieira, sob orientação dos Professores Maria de Lurdes Calisto e Nuno Gustavo, o projeto Gamification & Formação em Hotelaria venceu a edição de 2018 dos Hospitality Education Awards na categoria de Melhor Projeto de Inovação e Desenvolvimento. 


O projeto Gamification & Formação em Hotelaria resultou no desenvolvimento de um conceito de plataforma tecnológica para formação com recurso a estratégias de gamification. A gamification na formação pode ser definida como a integração de elementos de jogo num programa de formação, tornando desta forma o processo de aprendizagem mais envolvente. A gamification integra as propriedades motivacionais dos jogos nas atividades de aprendizagem, integrando o desejo humano de comunicar e partilhar realizações com o estabelecimento de metas para direcionar a atenção dos formandos e motivá-los para a ação. 


A solução desenhada foi resultado de um estudo que identificou os principais obstáculos sentidos pelos gestores e colaboradores das unidades hoteleiras nacionais na execução dos planos formativos, nomeadamente, o downsizing das equipas, a rotatividade do staff e a sua desmotivação, a gestão do tempo, tendo identificado a gamification como uma estratégia facilitadora da motivação e da adesão à formação no contexto da hotelaria. O perfil da geração millenial, a par da sua crescente percentagem no setor da hotelaria, reforça a importância da gamification no setor. 


O modelo desenvolvido pode ser utilizado para apoiar as empresas hoteleiras na formação dos trabalhadores promovendo a aquisição e desenvolvimento de competências de uma forma lúdica e interativa, consequentemente aumentando a motivação para a formação, os níveis de satisfação dos trabalhadores em relação à formação, com impacto na sua eficácia. A plataforma concebida poderá suportar conteúdos que respondem às necessidades de formação mais comuns nos estabelecimentos hoteleiros, quer em termos de competências técnicas quer competências transversais.


O prémio recebido evidencia e materializa a qualidade formativa da ESHTE, bem como a excelência e o seu potencial de investigação. Na génese deste resultado está a dedicação dos alunos da ESHTE, bem como a preocupação permanente da Escola em perceber como contribuir para o desenvolvimento e inovação através da investigação. O desenvolvimento de investigação aplicada faz parte do ADN da ESHTE, cumprindo-se desta forma um importante papel social e económico integrante da missão da instituição, com relevante contributo para a competitividade do Turismo em Portugal.