Oeiras comemora o Dia Mundial do Turismo

O debate “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, uma prova de vinho de Carcavelos “Villa Oeiras” e uma visita Sonora Soundwalk à Fábrica da Pólvora de Barcarena, constituem o programa das Comemorações do Dia Mundial do Turismo do Município de Oeiras, que terão lugar no dia 27 de setembro, na Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Com início às 10:00, o debate “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos” vai contar com a participação de vários especialistas desta área, nomeadamente de Ana Paula Pais, Diretora Coordenadora de Formação do Turismo de Portugal, de Ana Gonçalves, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, de Raul Ribeiro Ferreira, Presidente da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e de Jorge Abrantes, CoFounder da Turilink - o emprego no turismo. Este encontro, cuja abertura será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, terá como moderador Jorge Humberto, Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Da parte da tarde, às 13:30, durante a pausa para o almoço, será realizada uma prova comentada de vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”.

Às 15:30, terá lugar uma Visita Sonora Soundwalk à Fábrica da Pólvora de Barcarena, perla Cantiga D`Alba - Associação Cultural.

O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. A World Tourism Organization (UNWTO) pretende mostrar com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social, sendo considerado um dos maiores setores económicos do mundo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo e o emprego em todo o mundo.

O setor do turismo é a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no PIB português. O Turismo gera mais receita e mais emprego. Fonte: Turismo de Portugal

A Índia é o país que recebe a celebração oficial do WTD 2019

Mais informações no site da Câmara Muncipal de Oeiras ou através do Facebook daquele município.

 

(Ana Gonçalves)

20.09.2019

 

 

flyer-dia-mundial-do-turismo