MIAC no II Encontro de Estudos Superiores em Gastronomia - Universidade de Coimbra

A Equipa do MIAC foi convidada a participar no II  Encontro de Estudos Superiores em Gastronomia, que decorreu de 21 a 23 de Maio, em Coimbra, e que se inseriu numa iniciativa mais abrangente: Gastronomia em Coimbra: Conhecimento, Ensino e Inovação (17-23 Maio). Esta foi uma semana dedicada à Gastronomia, durante a qual se valorizou a identidade e património gastronómicos, através da realização de um conjunto diversificado de eventos, que uniram instituições académicas e empresários na promoção integrada da aprendizagem e da transferência de conhecimento para o setor do turismo.

É neste contexto que integramos agora um grupo de trabalho entre Instituições com cursos superiores na área da Gastronomia, numa parceria que tem permitido criar uma maior proximidade e planear/estruturar iniciativas conjuntas A saber: o Instituto Politécnico de Coimbra, através da ESEC, ESAC e ESTS; o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; a Universidade de Coimbra , através da Faculdade de Letras; a Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologias em parceria com o ISA (Instituto Superior de Agronomia); a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Acredita-se, assim, que só o trabalho em parceria leva à progressão e cria oportunidade,  tanto para os diversos alunos, como para o setor e as empresas. Neste sentido, definiram-se áreas comuns de investigação para o desenho de projetos conjuntos, dando relevo e notoriedade a uma área de investigação e conhecimento que se considera determinante na estruturação de novos produtos turísticos para o país. Destacamos o sucesso da intervenção do Especialista Ricardo Bonacho, docente da unidade curricular Food Design do MIAC, que apresentou no dia 21 de Maio uma comunicação sobre o processo criativo em Design no desenvolvimento de produtos, serviços e experiências alimentares. A apresentação mostrou a inúmera quantidade de projetos que tem sido desenvolvidos no MIAC ao longo das suas edições.

 

25.05.2018

miac-coimbra-maio-2018