MIAC no Dia Mundial do Inseto Comestível 2019

Foi no âmbito do Dia Mundial do Inseto Comestível que docentes e estudantes do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias participaram na edição 2019, decorrida a 26 de Outubro na NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos.

A Professora Manuela Guerra apresentou a questão da inovação alimentar  e os estudantes de mestrado da edição 2019/2020, sob a orientação do Chef André Gerardo, apresentaram os seus produtos – pasteis de massa tenra com grilos, bolachas de chocolate com grilo, brigadeiros de grilo, folhados de especiarias com grilo e geleia de yuzo, barritas energéticas com grilo e tenebrio, bolo em camadas com recheio de lima e hortelã e crocante de insectos – acompanhados pelos docentes Maria José Pires e Ricardo Bonacho.

O objectivo do evento passou pela promoção da utilização dos insectos na alimentação humana, de modo informado e em linha com as orientações da FAO. O enfoque desta edição, à semelhança da anterior, foi a pertinência da incorporação de insectos como fonte proteica em alimentação humana, dado o seu rico perfil nutricional e baixo consumo de recursos no processo de produção.

O programa poderá ser aqui consultado: https://www.portugalinsect.pt/post/dia-mundial-do-inseto-comest%C3%ADvel-2019

 

(Ricardo Bonacho)

15.11.2019

1-8598