Informação Turística: Visitas Extracurriculares ao Museu Geológico de Portugal

Nos dias 22 de novembro e 6 de dezembro, no âmbito da disciplina de Geografia e Geologia Mundial, realizaram-se as vistas de estudo ao Museu Geológico de Portugal das Turmas A e B, do 1.º Ano do Curso de Informação Turística.

Fazendo os recursos minerais e energéticos parte integrante dos conteúdos programáticos da referida disciplina, os futuros profissionais da área da informação turística tiveram assim, a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos neste domínio, também complementares a outros ramos do conhecimento, numa componente prática.

Partindo da elaboração e utilidade da Carta Geológica Nacional, os alunos foram convidados a (re)visitar os distintos períodos geológicos que enformam o território nacional e o de Lisboa, em particular. Nesta leitura complexa, pela escala de difícil entendimento dos tempos geológicos, foi destacada a evolução dos grupos humanos em função da apropriação dos recursos, ao longo dos tempos, para satisfação das suas necessidades mais básicas. Paralelamente ao foco principal da vista, sublinhou-se o enquadramento urbano do Museu Geológico de Portugal – localizado em pleno Bairro Alto-, bem como as características intrínsecas desta unidade afetas ao espírito da museologia do século XIX.

 

07.12.2017

tita-visita-em-22-de-nov-de-2017