I Conferência Internacional em Food Design e Food Studies Experiencing Food: Designing Dialogues em Portugal

Realizou-se de 19 a 21 de outubro a I Conferência Internacional em Food Design e Food Studies Experiencing Food: Designing Dialogues em Portugal. Esta conferência resultou da parceria entre quatro instituições de Ensino Superior (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Universidade da Beira Interior) e contou com a presença de personalidade reconhecidas na área, como Fábio Parasecoli, Charles Spence, Heloïse Vilaseca, Sonia Massari, Honey and Bunny (Martin Hablesreiter), Alison J. Clarke e Pedro Pena Bastos.

No âmbito desta conferência teve lugar a experiência gastronómica Angela Carter - Appetites Beyond the grasp of Imagination - Part II, enquadrada no projecto Receiving Perceiving English Literature in the Digital Age (https://receivingperceiving.wordpress.com). Uma vez mais foram alunos do MIAC que pensaram e criaram o menu, sendo que pertencem a edições distintas deste curso de mestrado. A excelência deveu-se à dedicação e ao profissionalismo inestimáveis do André Gerardo (2015-2017), Fábio Abreu (2016-2018), Filipe Leonor (mestre em 2015) e com o apoio do Rui Mota (PAR 2013-2016). Também o serviço, a cargo da parceira Imppacto, contou com a colaboração e profissionalismo dos colegas Gustavo Alves e Paulo Ferreira e a participação e disponibilidade dos alunos de DGH (PL) Carla Sissé, João Tuna, Krist Ndrio, Leonor Martins, Margarida Rosa, Matilde Ulvila, Ricardo Damásio, Tiago Carreiro e mestranda Mariana Tirano.

Outros alunos da ESHTE, dos vários cursos, voluntariam-se igualmente para os 3 dias da conferência mostrando grande dinamismo e entusiasmo pela aprendizagem – Ana Abreu, Ângelo Tavares, Bernardo Mendonça, Felicia Daniliuc, Luis Jardim, Rita Coelho, Tiago Aleixo, Tomás Pereira e Vera Mendonça.

Nas Comissões Executiva e Organizadora estiveram os docentes Cláudia Viegas, Maria José Pires e Ricardo Bonacho, assim com na Científica, que contou com a colaboração de outros docentes da ESHTE – Ana Inácio, Carlos Brandão, Jorge Umbelino, Manuela Guerra e Sancho Silva – para além da disponibilidade dos docentes Miguel Brito, responsável pela visita cultural, e Rodolfo Lopes.

Também envolvidos na conferência estiveram sempre a Presidência, a Administração, a Biblioteca, o Departamento de F&B e Fernando Graça.

A Comissão Executiva agradece a colaboração de todos.

A ESHTE mostra uma vez mais dinamismo, desafiando diálogos e criando experiências inovadoras.

 

“We have loved the Angela Carter dinner; it was the first eat art dinner which made sense for us – ever”

(Martin Hablesreiter)

26.10.2017

imagem-grande-para-noticia