Direção e Gestão Hoteleira: Visita de Estudo ao Hotel Palácio do Estoril

visita-dgh-hotel-palacio-22-01-2018-3447

No dia 18 de janeiro, no âmbito da disciplina de Introdução às Operações Hoteleiras, realizou-se uma visita de estudo ao emblemático Hotel Palácio do Estoril, com as turmas do 1.º ano diurno da licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira, acompanhados pela professora Paula Ramalho.

A visita teve o acompanhamento do Sr. Paulo Castela (Front Office Manager) e do Sr. José Diogo Vieira (Concierge) e os alunos da ESHTE tiveram oportunidade de passar por todas as áreas do hotel (lobby, receção e portaria, restaurantes, bar, salas, cozinha, quartos e pisos, entre outras).

Os alunos ficaram fascinados por verem como funciona toda a operação do hotel e por conhecer toda a sua história e histórias das inúmeras figuras ilustres que passaram por este magnífico hotel (reis, rainhas, príncipes, princesas, chefes de estado, estrelas de Hollywood, escritores, etc.).

O Hotel Palácio inspirou Ian Fleming a escrever o Casino Royale, o primeiro livro, em 1941, e ter-se-á inspirado em Popov (agente duplo) instalado no Hotel na época para criar a sua personagem de James Bond. Em 1968, foi rodado no Hotel parte do filme “James Bond- ao Serviço de sua Majestade” e num dos planos aparece um jovem paquete de 18 anos que entrega a chave da suite a James Bond. Este jovem trabalhava no Hotel Palácio do Estoril e ainda hoje faz parte do staff deste hotel como Concierge – José Diogo Vieira, o nosso cicerone nesta fantástica visita.

Agradecemos ao Hotel Palácio do Estoril e aos seus magníficos anfitriões por tão bem transmitirem aos nossos alunos a arte de bem receber e a paixão pela hotelaria.

 

22.01.2018