A Saudade Portuguesa: uma viagem gastronómica

noticia-miac

No âmbito do seu 25º aniversário, a ESHTE apresentou a 10 de Maio uma viagem gastronómica sem precedentes. Os alunos do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias, juntamente com uma equipa multidisciplinar, prepararam uma odisseia de sabores com raízes na gastronomia tradicional portuguesa. Esta viagem, nomeada A Saudade Portuguesa, reflete uma experiência que envolveu diversas áreas do conhecimento com um mesmo objetivo: proporcionar aos convidados uma viagem única onde se reinterpretasse a gastronomia portuguesa, num cruzamento de saberes e sabores, mantendo a sua identidade. 

 

Foram os sabores que deliciaram o palato, tal como um poema deleita o ouvido, numa harmonia ponderada e desafiante, pois A Saudade Portuguesa pretendeu ser uma odisseia de sabores, texturas, cores e aromas. A viagem foi apresentada a um grupo de 12 comensais, reconhecidos pelo seu mérito profissional, pelo respeito que têm pela gastronomia portuguesa e por representarem áreas essenciais à experiência - desde a academia até à restauração e indústria, passando pela crítica gastronómica, pelo design e pelas artes: Raúl Filipe, Paula Gomes da Silva (em representação de Carlos Carreiras), João Pardal Monteiro, Paulo Farmhouse Alberto, Conceição Loureiro, Paulo Mendonça, Eunice Van Deste, João Rodrigues, Virgílio Gomes, Alexandra Prado Coelho, Rita Filipe e Maria José Pires.

 

A inovação centrou-se nas reinterpretações de sabores tradicionais que alimentam a memória do povo português e em dez momentos distintos invocou-se um passado com sabores únicos num desafio que criou expectativas e quis surpreender com os componentes e as técnicas utilizadas. Sem nunca esquecer a sustentabilidade do projeto, e a importância das leguminosas enquanto alimento celebrado pela ONU em 2016 e tema privilegiado pelo MIAC, pretendeu-se despertar consciências. A sintonia com que se projectaram o menu, a narrativa, a composição musical e o espaço valorizou as nossas raízes e os nossos produtos, finalizando-se com a apresentação de petit fours que perspectivaram criações inovadoras – os projectos anuais dos alunos do MIAC apresentados em cerâmica original desenhada pelos alunos de Design de Produto da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, à semelhança dos restantes momentos.

 

Com o empenho de parceiros e patrocinadores nacionais de sucesso reconhecido pela forma como aliam a tradição à inovação criaram-se sentimentos, memórias e ideias que levaram os nossos convidados a viajar no tempo; um tempo recriado num espaço de harmonia entre as artes culinárias, a literatura, a música e as artes visuais. Alimentaram-se os sentidos numa narrativa de sabores e formas, inspirada por um diálogo múltiplo numa mesa única, onde se criaram jogos de sedução acompanhados por uma contadora de histórias...

 

Para mais informação sobre o projeto "A Saudade Portuguesa":

 

www.saudadeportuguesa.pt

https://miac20152016.wordpress.com

https://www.facebook.com/mestradoartesculinarias/