Turismo e Comunicação

Grau conjunto ESHTE + IGOT 

 

Comissão Científica do Mestrado em Turismo e Comunicação
Professora Doutora Cristina Palma Conceição  - Coordenadora Geral | ESHTE: cristina.conceicao@eshte.pt

Professor Doutor Eduardo Brito-Henriques | IGOT: eduardo@campus.ul.pt   

  

Curso estabelecido pelo Despacho n.º 3650/2013 | Ciclo de estudos alterado pelo Despacho n.º 9567/2020

Acreditação: O curso de mestrado em Turismo e Comunicação foi acreditado, em 2020, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), por 3 (três) anos. N.º do Processo: ACEF/1718/0901997 

Registo inicial da DGES: R/A-Cr 120/2010 de 25-08-2010

Registo da última alteração: R/A-Cr 120/2010/AL01 de 12-08-2020

 

OBJETIVO CENTRAL DO CURSO

O Mestrado em Turismo e Comunicação é um curso de 2.º Ciclo único no país, focado nos vários aspetos da comunicação em turismo. Fruto de uma parceria entre a ESHTE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), oferece uma formação multidisciplinar que tem em vista desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento do turismo enquanto setor de atividades relacionadas com as viagens e a visitação, compreender criticamente as suas relações com os territórios, as sociedades, as culturas e várias formas de discurso, e ao mesmo tempo explorar e aperfeiçoar as habilidades de comunicação relacionadas com produtos turísticos e destinos. 

 

PÚBLICO-ALVO

O Mestrado em Turismo e Comunicação destina-se principalmente a licenciados e profissionais de turismo, jornalismo, ciências sociais, humanidades e estudos culturais, e geografia. 

 

COMPETÊNCIAS A PROMOVER

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os/as estudantes estejam habilitados/as a discutir criticamente os discursos turísticos e que saibam delinear e implementar formas eficazes de comunicar sobre destinos e produtos em concordância com os valores do turismo sustentável. Para tal, os/as estudantes serão especialmente estimulados a: 

  • Compreender, de forma holística, os aspetos estruturais do turismo e o seu funcionamento como sistema; 
  • Conhecer novos modelos e processos de negócio e tendências emergentes do lado da procura; 
  • Identificar recursos turísticos; 
  • Discutir criticamente os impactos do turismo nos ecossistemas, na ocupação do espaço e nas culturas; 
  • Analisar criticamente imagens e discursos sobre destinos e as suas culturas; 
  • Aplicar as teorias do marketing turístico; 
  • Aplicar técnicas de comunicação em turismo; 
  • Apresentar e interpretar património em contexto turístico; 
  • Desenvolver, de forma autónoma e reflexiva, pesquisas e propostas de intervenção nestes domínios. 

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação em cada uma das unidades curriculares da parte escolar do curso tem um caráter individual, dela constando a realização de trabalhos escritos (individuais ou em grupo), exposições orais e/ou outras formas de avaliação consideradas adequadas aos temas em estudo. 

O resultado da avaliação em cada unidade curricular será expresso numa escala de números inteiros de 0 a 20 valores. A aprovação em cada unidade curricular depende da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

 

HORÁRIO DA COMPONENTE LETIVA

Regime pós-laboral - 18h00 às 22h00

 

​FICHAS DE UNIDADE CURRICULAR | 2020/2021 (NOVO PLANO DE ESTUDOS)

 

CANDIDATURAS | CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO 

 

Ano letivo 2021/2022 - Informaçõesacademicos@igot.ulisboa.pt

 

As candidaturas são realizadas através do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT)

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Estudantes Nacionais e da União Europeia

- 19 de abril a 28 de maio de 2021 (1.ª Fase)
- 31 de maio a 27 de agosto de 2021 (2.ª Fase)
Estudantes Internacionais
- 19 de abril a 28 de maio de 2021 (Fase única)